Pesquise Aqui!

6 de jun. de 2009

Ipaba receberá Recursos para aquisição de Farmácias


Nove municípios do Vale do Aço implantarão farmácias até 2011 com recursos do Estado

Vale do Aço - Nove municípios do Vale do Aço estarão integrados à Rede Farmácia de Minas, com implantação de unidades farmacêuticas do SUS, até 2011. Antônio Dias, Braúnas, Joanésia e Mesquita foram selecionadas no ano passado e tiveram os recursos do Tesouro do Estado depositados em julho. Naque e Periquito entrarão no programa em 2010 e receberão os recursos até março. Ainda em 2010, Belo Oriente, Ipaba e Santana do Paraíso também deverão ter suas farmácias inauguradas, dependendo de disponibilidade orçamentária.

A deputada Rosângela Reis (PV) está otimista e conta que a primeira a ser inaugurada deve ser a de Antônio Dias. “Em agosto ou, no mais tardar, setembro, a farmácia de Antônio Dias já estará aberta, para conforto dos usuários do SUS. As outras três devem ser inauguradas até o final do ano. E não vou medir esforços junto ao governo do estado para que todas as cidades listadas realmente montem suas farmácias”, salientou.

A Rede Farmácia de Minas virá para substituir os pequenos postos de entrega de medicamentos do SUS para a atenção básica existentes nas unidades de saúde, geralmente em espaço pequeno e sem contar com a presença de um farmacêutico. O Estado acena com um incentivo de até R$ 90 mil para construção da farmácia (em local próximo ao posto) e aquisição de equipamentos, além de 13 parcelas mensais de R$ 1200 para complementação salarial do profissional farmacêutico responsável e de um software, o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SiGAF), para ajudar no gerenciamento da farmácia e de toda a rede.

Os farmacêuticos ajudarão também a encaminhar os usuários do SUS para terem acesso aos medicamentos de alto custo, que deverão ser encontrados nas farmácias das Gerências Regionais de Saúde (GRS).

Fonte: JVA

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe