Pesquise Aqui!

7 de jun de 2011

Pesquisadores registram novas espécies na Fazenda Macedônia/Ipaba

por Diário Popular
07/06/2011 00:00
onca
O objetivo do trabalho é o de inventariar e avaliar a composição de mamíferos de médio e grande porte
FABRICIANO - O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), em parceria com a empresa Cenibra, desenvolve pesquisas na Fazenda Macedônia, localizada no município de Ipaba. Reconhecida pelo Ibama, em 1994, como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a Fazenda é situada à margem direita do Rio Doce e é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais.
Os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Centro Universitário têm como objetivo conhecer a diversidade de mamíferos, moluscos, insetos e plantas da Reserva. Os participantes do projeto são professores envolvidos em um grupo de pesquisa intitulado Ecologia de Comunidades.
A comunidade acadêmica e a coordenadora do curso, Isabela Crespo Caldeira, comemoram os resultados das pesquisas. Isabela ressalta que, até o momento, já foram documentados quatro novos registros de espécies nativas de moluscos, que são considerados bioindicadores do meio ambiente.
Do mesmo modo, a pesquisa direcionada ao levantamento de musgos possibilitou a identificação da presença de espécies ainda não registradas naquela região. Isabela explica que os pesquisadores verificaram a ocorrência destas plantas em variados substratos, tais como sobre folhas, troncos, pedras e solos. "Os musgos também são considerados bioindicadores da qualidade do ar. Algumas espécies têm o desenvolvimento restrito a um tipo de pH e a sua presença pode ser utilizada como indicadora do pH do solo. Além disso, retêm umidade, auxiliando na prevenção da erosão do solo", afirma Isabela.
Já no que se refere a mamíferos silvestres, o objetivo do trabalho é o de inventariar e avaliar a composição de mamíferos de médio e grande porte, e analisar a relação existente entre esse grupo e os diversos habitats na Fazenda Macedônia. Para alcançar tal finalidade foram utilizadas armadilhas fotográficas programadas e a identificação de pegadas deixadas pelos animais no solo. Dessa forma foram obtidos registros de oito espécies, entre elas o veado mateiro, capivara, paca, quati, mão-pelada e onça parda.

6 de jun de 2011

Jovens morrem no HMC após acidente no Vila Ipanema

AKR

Por falta de testemunhas, as circunstâncias em que o acidente aconteceu não ficaram esclarecidas
IPATINGA – Os dois jovens que sofreram um grave acidente na madrugada do último dia 29, no Bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, não resistiram aos ferimentos no Hospital Márcio Cunha (HMC), vítimas de traumatismo craniano. Luiz Felipe Lima Júnior, de 19 anos, perdeu a vida na quinta-feira (2), enquanto Hebert Lima Gomes, 18, morreu neste domingo (5). 

Os rapazes estavam no Ford Fiesta Sedan placas HCH-4622, que bateu contra o viaduto existente sobre a BR-458, no Bairro Vila Ipanema. Eles foram socorridos ao HMC por ambulâncias do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Segundo consta no boletim de ocorrência (BO) lavrado pela Polícia Militar, Hebert dirigia o carro. Luiz Felipe estava no banco do carona. Eles voltavam de uma festa em Ipaba. Por falta de testemunhas, as circunstâncias em que o acidente aconteceu não ficaram esclarecidas. A suspeita é de que o automóvel tenha ficado desgovernado após uma curva.

Tanto Hebert quanto Luiz Felipe sofreram traumatismo craniano. No HMC eles foram operados e chegaram a ficar entubados.

Quatro feridos
Outro acidente grave, que deixou quatro pessoas feridas, aconteceu neste domingo, por volta das 14h. As vítimas estavam no Ford Ka placas MUF-2606, que caiu na galeria de esgoto que passa pelos bairros Esperança e Bom Jardim. No automóvel, que era dirigido pelo técnico em segurança Álvaro Cristóvão de Almeida, 25, estavam ainda a aposentada Maria Florzina de Almeida, 86, a copeira Lúcia Aparecida de Almeida Silva, 43, e Guilherme Gonçalves de Souza, de apenas cinco anos.

Álvaro contou que seguia em direção ao Bairro Ideal quando, próximo ao campo do Nescau, perdeu o controle em uma curva à direita e bateu contra um ‘guard-rail’. Em seguida, o Ka despencou na galeria.
Álvaro sofreu escoriações nos braços e nas pernas. Maria Florzina sentia dores na clavícula e na perna direita. Os dois foram socorridos por unidades do Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal de Ipatinga (HMI).

Lúcia Aparecida teve ferimentos no braço esquerdo, pernas e rosto. Ela se queixava de fortes dores na cabeça e nas costas. O garoto Guilherme também sentia dores na cabeça. Ele e Lúcia Aparecida foram atendimentos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Márcio Cunha (HMC).

O Ford Ka foi retirado do local com a ajuda de um caminhão com guincho. Muito curiosos acompanharam o veículo ser hasteado.   
JVA Online

Voz do Povo

Compartilhe

Vídeos Ipaba

Loading...