Pesquise Aqui!

6 de jun. de 2009

Ipaba receberá Recursos para aquisição de Farmácias


Nove municípios do Vale do Aço implantarão farmácias até 2011 com recursos do Estado

Vale do Aço - Nove municípios do Vale do Aço estarão integrados à Rede Farmácia de Minas, com implantação de unidades farmacêuticas do SUS, até 2011. Antônio Dias, Braúnas, Joanésia e Mesquita foram selecionadas no ano passado e tiveram os recursos do Tesouro do Estado depositados em julho. Naque e Periquito entrarão no programa em 2010 e receberão os recursos até março. Ainda em 2010, Belo Oriente, Ipaba e Santana do Paraíso também deverão ter suas farmácias inauguradas, dependendo de disponibilidade orçamentária.

A deputada Rosângela Reis (PV) está otimista e conta que a primeira a ser inaugurada deve ser a de Antônio Dias. “Em agosto ou, no mais tardar, setembro, a farmácia de Antônio Dias já estará aberta, para conforto dos usuários do SUS. As outras três devem ser inauguradas até o final do ano. E não vou medir esforços junto ao governo do estado para que todas as cidades listadas realmente montem suas farmácias”, salientou.

A Rede Farmácia de Minas virá para substituir os pequenos postos de entrega de medicamentos do SUS para a atenção básica existentes nas unidades de saúde, geralmente em espaço pequeno e sem contar com a presença de um farmacêutico. O Estado acena com um incentivo de até R$ 90 mil para construção da farmácia (em local próximo ao posto) e aquisição de equipamentos, além de 13 parcelas mensais de R$ 1200 para complementação salarial do profissional farmacêutico responsável e de um software, o Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SiGAF), para ajudar no gerenciamento da farmácia e de toda a rede.

Os farmacêuticos ajudarão também a encaminhar os usuários do SUS para terem acesso aos medicamentos de alto custo, que deverão ser encontrados nas farmácias das Gerências Regionais de Saúde (GRS).

Fonte: JVA

2 de jun. de 2009

Teia da vida - Fazenda Macedônia

IPABA - Cenibra dissemina ações socioambientais que respeitam a teia da vida, garantindo sustentabilidade em seus processos.

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Cenibra reforça seu compromisso com a preservação ambiental e práticas responsáveis de manejo dos recursos naturais.

No dia 6 de junho, a Empresa participará do Encontro das Águas na Lagoa do Teobaldo, em Antônio Dias. No dia 9, o Cenibra Móvel estará presente no Dia de Campo em São Domingos do Prata e no dia 16 em Rio Piracicaba. Haverá também uma programação especial para os empregados com distribuição de mudas, trilha ecológica e apresentação de peça teatral sobre coleta seletiva.

Compromisso - “O Homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dela. Tudo o que ele faz a ela ele faz a si mesmo”, Fritjof Capra.

De acordo com o físico austríaco Fritjof Capra, a interdependência entre fenômenos biológicos, psicológicos, físicos, sociais e culturais formam a Teia da Vida. Ciente de sua importância na Teia da Vida, a Cenibra promove uma série de iniciativas que proporcionam a conservação da biodiversidade, a educação ambiental, a geração de emprego e a captura de CO2.

A Fazenda Macedônia, localizada à margem direita do Rio Doce, nos municípios de Bugre e Ipaba, é um exemplo da responsabilidade socioambiental da Empresa. Um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no estado, sendo parte reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além de promover a educação ambiental para estudantes da região, a Fazenda Macedônia comemora o sucesso do Projeto Mutum (Projeto de Reintrodução de Aves Ameaçadas de Extinção) com a reintrodução dos novos filhotes de mutum-do-sudeste, nascidos e observados na última primavera, estação que marca o período de reprodução dessas aves.

Os filhotes pertencem a quarta geração de mutuns livres, reproduzidos na reserva desde os primeiros exemplares soltos, com anilhas, em 1990, quando a Cenibra , em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), iniciou o Projeto Mutum, pioneiro na reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção no Brasil.

A iniciativa representa a esperança de sobrevivência a essa ave típica da mata atlântica, abundante no período colonial do sudeste do Brasil e que hoje está ameaçada de extinção. Livre na natureza, o mutum só existe, atualmente, em outros seis lugares no país: quatro deles na Bahia e dois no Espírito Santo. Na Fazenda Macedônia, único local em Minas, eles têm a chance de se reproduzirem, migrarem e colonizarem novas áreas, como o Parque Estadual do Rio Doce.

Há 19 anos, a CRAX exerce um papel fundamental no Projeto Mutum. Em sua sede, em Contagem, MG, é feito todo o trabalho de preparação e manejo adequado, de forma a proporcionar à ave uma maior facilidade de readaptação ao habitat natural, até seguirem para a Fazenda Macedônia, onde são soltas e monitoradas pela CENIBRA. Além do Mutum, também foram reintroduzidas espécies de Jacutinga, Macuco, Capoeira e Jaó.

Como reconhecimento de que trabalha dentro dos mais altos padrões de excelência, a Cenibra é certificada de acordo com as normas ISO 9001, isso 14001, Certificação Manejo Florestal Forest Stewardship Council (FSC), Certificação Manejo Florestal Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor), certificação Cadeia de Custódia FSC, Certificação Cadeia de Custódia Cerflor.

Voz do Povo

Compartilhe