Pesquise Aqui!

20 de mai. de 2008

Ipaba ganha mais uma unidade do PSF


IPABA – A população de Ipaba passou a contar, no sábado, com mais uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). O posto, em sintonia com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e investimentos de R$ 160 mil, contou com recursos do governo estadual e contrapartida da Administração Municipal.

A unidade de saúde no bairro São José é a quarta do PSF no município. As outras atendem as comunidades dos bairros Nossa Senhora das Graças, Vale Verde e Bela Vista.
Ipaba, conforme o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Anchieta Poggiali, vem cumprindo a meta de oferecer um atendimento de qualidade na área de saúde. Hoje, 80% da população é beneficiada com o PSF, acima da média estadual de 60%. Além de reduzir filas, essa estrutura permite avanços, principalmente em qualidade de vida, pelo trabalho preventivo.

O prefeito José Vieira ressaltou que, apesar de o município não dispor de muitos recursos, não poupa esforços para trazer benefícios no campo social. Como principal avanço do PSF, destaca a prioridade à saúde da comunidade, que recebe visitas da equipe em casa. “Este é o caminho para uma população mais saudável”, observa, ressaltando que a cobertura acima da média no Estado não é fruto apenas da construção de mais unidades de saúde, mas, principalmente, do trabalho em equipe.

A enfermeira Juliana Moraes Lopes, responsável pelo PSF no bairro São José, informa que a unidade irá atender mil famílias cadastradas na localidade. Antes, o posto funcionava em área alugada. Além da economia para o município, ganha a comunidade, em sua opinião, principalmente com espaço e salas adequadas para atendimento.

Mais recursos
Representando o secretário estadual de Saúde, Marcus Pestana, o diretor da Gerência Regional de Saúde, Anchieta Poggiali, destacou a importância da parceria entre o município com os governos estadual e federal. Ele anunciou que, além da unidade do PSF no bairro São José, Ipaba irá receber um carro novo do governo do Estado para transporte de pacientes, em caso de emergência, para hospitais, e ainda a implantação de uma farmácia popular, que contará, inclusive, com um farmacêutico. Está nos planos do governo estadual implantar a farmácia em 600 municípios até 2010.

Shows
Após a inauguração da unidade do Programa de Saúde da Família, o público concentrou-se na praça do Bairro São José para prestigiar os shows com as bandas Coração do Brasil e Olhos de Néon.

Voz do Povo

Compartilhe