Pesquise Aqui!

3 de set. de 2009

Acidente em Ipaba tirou a vida de ex-vereador de Vargem Alegre




IPABA – O acidente com quatro veículos na BR-458, em Ipaba, no início da noite de quarta-feira (2), tirou a vida do ex-vereador de Vargem Alegre, Gilbert Machado Franco, de 53 anos. Ele morreu esmagado nas ferragens de uma picape Saveiro que bateu violentamente de frente com um caminhão Mercedes Benz. O choque ainda envolveu uma viatura da Polícia Civil e um Fiat Uno da prefeitura de Utaporanga (SP).

Pouco depois do acidente, era impossível precisar quantas pessoas haviam morrido na caminhonete e tampouco saber a identificação da vítima, que só aconteceu quando militares do Corpo de Bombeiros de Ipatinga retiraram  o corpo do ex-vereador Gilbert das ferragens. O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Conforme já divulgou o jornal VALE DO AÇO, a batida entre os veículos aconteceu a dois quilômetros do Distrito de Vale Verde, em  Ipaba, num local conhecido como ‘Curva da Depressão’ – conhecida por registrar um elevado número de acidentes –, onde acontecem obras do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes) executadas pelo Exército. O local está bem sinalizado, com placas indicando que motoristas devem reduzir a velocidade, mantendo no máximo de 40 km/h.

De acordo com testemunhas, o ex-vereador Gilbert dirigia a caminhonete Volkswagen Saveiro (MTK-7089), de Vargem Alegre, em direção ao município de Iapu. Quando passava pela obra, ele invadiu o lado oposto da via para ultrapassar um veículo, mas surpreendeu-se ao dar de frente com o caminhão Mercedes Benz 1933 placas GXS-3213, de Belo Oriente.


Gilbert Franco, que sofreu morte instantânea, era atualmente secretário municipal 

Ainda segundo testemunhas, Gilbert tentou voltar para o lado direito da pista, para onde o motorista do Mercedes Benz também se dirigiu, invadindo a contramão. O caminhão – pertencente à Pedreira Madalena, com sede em Ipatinga – bateu violentamente de frente com a picape, arrastando-a por vários metros na via, até chocar-se também de frente com a viatura da Polícia Civil, o Fiat Palio (HMG-6617), dirigido pelo perito Matheus Sena, da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC) de Ipatinga.

Com o choque, a viatura da Polícia Civil rodou na pista e bateu contra o Fiat Uno (HMN-6259) do município de Itaporanga (SP). O ex-vereador sofreu morte instantânea. O perito Matheus – que seguia para uma ocorrência de encontro de cadáver na zona rural de São do Oriente – sofreu ferimentos leves. O motorista do caminhão e os ocupantes do Fiat Uno saíram ilesos.

Imprudência

Gilbert não teria obedecido às placas de sinalização colocadas pelo Exército no trecho onde ocorria a obra. Elas não só indicavam uma velocidade máxima de 40 km/h, como também determinavam que motoristas seguissem sempre à direita.

O condutor do caminhão Mercedes Benz também teria sido imprudente. Em análises no tacógrafo – equipamento que monitora a distância percorrida, tempo de uso e velocidade –, o perito Gilmar Miranda, da 1ª DRPC, verificou que a velocidade do veículo na hora do acidente era de R$ 80 km/h.

O local onde o acidente aconteceu ficou interditado por mais de cinco horas, sendo o trânsito desviado para outro trecho da rodovia.

Secretário

Gilbert residia na Rua João Batista Vieira Carmo, no centro de Vargem Alegre. Nas últimas eleições, ele foi reeleito vereador na cidade, mas abriu mão do mandato para ocupar um cargo de secretário municipal.

O político deixou órfão um casal de filhos, de 27 e 31 anos. Quando se acidentou, ele voltava de Ipatinga, onde veio para trazer a esposa para um tratamento médico. A mulher do ex-vereador não retornou para Vargem Alegre porque decidiu passar uns dias na casa da filha, no Bairro Veneza.

O velório do ex-vereador aconteceu na tarde desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Vargem Alegre. O sepultamento ocorreria às 17h30, também no município.

Irmão  


Um dos irmãos de Gilbert, o representante comercial Jonatas Machado Franco, 52, passou com seu automóvel na BR-458 logo depois do acidente. Ele viu a picape destruída e desconfiou que pudesse ser o ex-vereador, em meio às ferragens.

A confirmação veio pouco depois, quando uma das placas da caminhonete foi encontrada e foi possível verificar quem era o dono do veículo. Muito chocado, ele mal conseguia conversar com a imprensa na manhã desta quinta-feira, no IML.  
Fonte: JVA

30 de ago. de 2009

Situação Judicial da Política em Ipaba no Mês de Agosto/2009

Confira a Situação Judicial da Política em Ipaba/MG



Data - Hora - Seção - Andamento

GAB-AV 10/08/2009 17:06 Recebido
COARE 07/08/2009 19:42 Enviado para GAB-AV. Conclusos ao Relator .
COARE 07/08/2009 14:26 Decurso de prazo para recurso em 6/8/2009 para o Ministério Público Eleitoral.
COARE 07/08/2009 14:23 Retificação: desconsiderar andamento de 6/8/2009 as 10h11m.
COARE 06/08/2009 18:35 Cancelado o envio para GABINETE DO MINISTRO ARNALDO VERSIANI
COARE 06/08/2009 10:20 Enviado para GAB-AV. Conclusos ao Relator .
COARE 06/08/2009 10:11 Decurso de prazo para recurso em 5/8/2009 para o Ministério Público Eleitoral.

Voz do Povo

Compartilhe