Pesquise Aqui!

19 de mai. de 2009

Eleitores de Ipaba querem fim do impasse político


Revoltas e conflitos por causa das eleições em Ipaba

O pedreiro de acabamento Ailton Ribeiro Franco acredita que a situação de Ipaba é igual à de Ipatinga, onde também pode haver trocas de prefeitos a qualquer momento. “Cada um quer ser prefeito aqui, mas quem ficar no cargo tem que resolver os problemas da população, como falta de médico, calçamento de ruas nos bairros, especialmente aqui no Bela Vista, onde até a rede de esgoto é precária. Para mim não interessa quem vai ficar, e sim quem vai fazer alguma coisa.”

O agente penitenciário José Geraldo disse que se sente incomodado com a situação política de Ipaba porque, enquanto a disputa de poder continua nos tribunais, a cidade fica em uma situação complicada, praticamente abandonada. Ele cita o caso da avenida onde mora: “Já se passaram dois mandatos e ninguém resolveu os problemas básicos, como o calçamento da avenida Agostinho Teodoro, antiga Avenida II.”

Com o pé direito enfaixado após recente cirurgia, a moradora da rua Marianinho, Maria Tomé de Jesus, afirma que a instabilidade política de Ipaba é preocupante. No seu entendimento, a cidade tem poucos recursos e muita coisa a ser feita. “Acho que o Geraldo da Farmácia deveria continuar à frente da Prefeitura, com o compromisso de calçar as ruas, melhorar o abastecimento de água e garantir atendimento no posto de saúde.”


Ipaba Uma cidade em “pé de guerra”



Disputa e instabilidade política “isolam” Ipaba do restante da região

IPABA – “Aqui temos que tomar cuidado até ao pensar”, afirma um aposentado parado na praça central de Ipaba. A instabilidade política virou assunto comum em qualquer esquina da cidade, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, mas a conversa é tabu diante de estranhos ou quando há possibilidade de publicação na imprensa. Quem será o prefeito? Haverá nova eleição? São as duas questões mais frequentes entre os poucos que se dispõem a falar publicamente sobre o assunto.

As inquietações da população de Ipaba começaram após a impugnação do prefeito reeleito em outubro de 2008, José Vieira (DEM), por rejeição de contas em mandatos anteriores. Com o registro de candidatura indeferido, Vieira, que obteve 3.600 votos (36,53%) nas urnas, não pôde tomar posse em 1° de janeiro. Em seu lugar foi empossado o segundo colocado, Geraldo dos Reis Neves, o Geraldo da Farmácia (PMDB), que teve 2.955 votos (29,99%). De lá para cá, os dois grupos que disputam o poder na cidade e mais um terceiro, ligado ao candidato derrotado Marquinho do Dilon (PSDB), que obteve 2.572 votos (26,10%), acirraram suas divergências.

Por causa disso, nas ruas a população é arredia ao falar do assunto, mas há um ponto em comum sobre o qual todos concordam. A cidade de aproximadamente 15 mil habitantes está excluída do progresso de desenvolvimento do Vale do Aço e, para sanar suas carências, é preciso políticas públicas continuadas.

Governo
O atual prefeito, Geraldo dos Reis Neves, admite dificuldade para administrar o município diante de tanta divergência política. Ele reclama até que o pessoal do controle de endemias e outras campanhas de saúde pública são destratados nas ruas pelos apoiadores de outras candidaturas. Apesar disso, garante que estruturou o governo e está preparado para continuar à frente da Prefeitura.

Filho do prefeito, o advogado Denner Franco disse estar otimista em relação aos processos eleitorais em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É fato consumado que o ex-prefeito estava inelegível e não podia ter concorrido. Só o fez porque sua defesa agiu de má-fé diante do erro material do TRE”, insistiu.

STF
O advogado Denner Franco considera ser imprescindível a manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso. Para ele, a decisão monocrática proferida pelo ministro Arnaldo Versiani contra Vieira agrediu o princípio da “coisa julgada”. Desta forma, segundo o advogado, caso o pleno do TSE mantenha a decisão do relator, a defesa vai apelar pela via extraordinária e provocar o STF para que aprecie a questão de Ipaba. No entendimento do advogado, a decisão do ministro Versiani não teve o costumeiro acerto com que age. “A reabertura dos prazos agride a coisa julgada, que é uma garantia estampada na norma constitucional”, conclui.

Nova eleição à vista

O primeiro colocado nas eleições de outubro de 2008 em Ipaba, José Veira (DEM), teve acatado recurso em que pede reabertura de prazos para sua defesa, o que reanimou seus apoiadores. Tudo começou no ano passado, antes da eleição. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) decidiu que Vieira estava inelegível, mas o acórdão da seção da Corte saiu como se Vieira estivesse com a candidatura deferida. A defesa do candidato aproveitou a situação e conseguiu manter sua candidatura.

Após a eleição, os adversários recorreram do erro material do TRE. Como os prazos para a defesa de Vieira estavam vencidos, o eleito não teve como recorrer e tomar posse. Mas agora o próprio TSE reabriu prazos para a defesa e isso reanimou os partidários de Vieira. Como nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% dos votos, a anulação dos votos do vencedor trouxe à tona a possibilidade de haver nova eleição em Ipaba.


NOTA: Está pra sair ainda hoje, dia 19/05/09 um novo parecer do TSE relacionado à política de Ipaba... Os eleitores do Prefeito José Vieira de Almeida estão ansiosos por boas notícias... Vamos torcer para que a decisão do TSE não cause alvoroço na cidade e que a população saiba aceitar a decisão judicial de forma pacífica.

18 de mai. de 2009

Batida de Celta e Santana deixa cinco feridos na entrada de Ipaba

IPABA – Na estrada MG-A900, que dá acesso ao município de Ipaba, um acidente de trânsito envolveu dois automóveis de Ipatinga e deixou cinco pessoas feridas, na noite deste domingo (25), por volta das 20h. O Chevrolet Celta, placas GXG-1190, dirigido pelo funcionário público Humberto Prata de Oliveira, de 45 anos, e o Volkswagen Santana (GNV-8144), conduzido por Alan Fonseca da Conceição, 22, chocaram-se praticamente de frente, quando seguiam em sentidos opostos. Para a Polícia Militar, Humberto disse que dirigia em direção à Ipatinga, quando, após uma curva, se surpreendeu com o Santana, que havia invadido a contramão. No momento da colisão, caía uma forte chuva.

No Santana estavam, além de Alan, o aposentado Ademir Antero da Conceição, 53, e a dona-de-casa Rozalha Maria de Jesus, 44. Com fortes dores no corpo, os dois primeiros foram socorridos por uma ambulância do Serviço Municipal de Saúde de Ipaba e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, foram levados para o Hospital Márcio Cunha (HMC).

Presa dentro do carro, Rozalha foi socorrida por uma unidade do Corpo de Bombeiros e também foi levada ao HMC. Com ferimentos mais leves, Humberto e o filho, Patrick Souza Prata, 11, também foram encaminhados ao HMC.

Fonte: Redação JVA

Voz do Povo

Compartilhe