Pesquise Aqui!

11 de ago. de 2009

Minas confirma óbitos e anuncia R$ 3,5 mi contra Gripe A

MINAS GERAIS - Durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (10), para divulgar a confirmação de três óbitos por Influenza A em Minas Gerais, a subsecretária de Política e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Helidéa de Oliveira Lima, ressaltou que as ações de prevenção e combate da doença estão em curso desde a notificação do primeiro caso suspeito.

Ela anunciou, ainda, um investimento do Governo de Minas de R$ 3,5 milhões, direcionado para contratação e treinamento de profissionais.

Outro ponto abordado na coletiva foi a realização de exames para confirmação da Influenza A (H1N1) na Fundação Ezequiel Dias (Funed). A previsão é de que no máximo em 15 dias os exames sejam realizados na instituição e o envasamento de 14 mil tratamentos para o combate a doença.

Os exames realizados pela Fiocurz confirmaram o óbito de uma mulher de 25 anos, no dia 27 de julho em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que possuía histórico de doença pulmonar anterior; de um homem de 54 anos, morador de Ipaba, no Leste do Estado, que faleceu no dia 23 de julho em Ipatinga, com exame positivo para meningite; e uma mulher de 44 anos, moradora de Congonhal, no Sul de Minas, hipertensa, que faleceu em Pouso Alegre no dia 30 de julho. Outros dez óbitos continuam em investigação e três foram descartados com diagnóstico para Gripe comum (Influenza Sazonal).

“Temos muito pesar pela perda destas três vidas, mas estes números estão dentro da taxa de letalidade da doença. O importante é que a SES vem fortalecendo as ações de enfrentamento da Influenza A em todo o Estado e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde há transmissão sustentada. Estamos capacitando equipes para o manejo correto com os pacientes, contratando profissionais, aumentando leitos e providenciando o remanejamento das cirurgias eletivas do Hospital Eduardo de Menezes para a liberação de mais leitos, caso seja necessário”, disse.

Além disso, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos, exceto os referentes a câncer, no Hospital Governador Israel Pinheiro do Ipsemg foram adiados. O hospital também conta com 11 leitos disponíveis na UTI e a previsão é que na próxima semana sejam ativados mais 14, sendo 10 adultos e 04 pediátricos.

Balanço

Minas Gerais tem nesta segunda-feira (10), até o momento, 528 casos suspeitos e 179 casos confirmados de Influenza A. Há 317 descartados.

Os 10 óbitos em investigação são:

- Barbacena

Gestante, 22 anos, moradora de Barroso, óbito em 05/08

- Belo Horizonte

Mulher, 34 anos, óbito em 06/08 (Hospital Eduardo de Menezes)

- Montes Claros

Homem, 24 anos, óbito em 29/07

- São Sebastião do Paraíso

Menina, 1 ano e 4meses, óbito em 24/07

- Viçosa

Gestante, 27 anos, óbito em 04/08

Mulher, 53 anos, óbito em 05/08

- Coromandel

Mulher, 50 anos, óbito em 28/07

- Uberlândia

Homem, 40 anos, óbito em 27/07

- Além Paraíba

Homem, 26 anos, óbito em 08/08

- Januária

Adolescente (feminino), 16 anos, óbito em 04/08

Os três óbitos descartados são:

- Belo Horizonte

Homem, 48 anos, óbito em 31/07 (Hospital Risoleta Neves)

Mulher, 24 anos, óbito em 05/08 (Hospital Villa da Serra)

Homem, 54 anos, óbito em 02/08 (Hospital Santo Ivo)

Agência Minas

Motocicleta roubada em Ipatinga é localizada em São Pedro dos Ferros

MINAS GERAIS - Ontem (10), a equipe da Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima informando que um indivíduo conhecido por “Eninho”, estaria transitando no bairro São Paulo da cidade de São Pedro dos Ferros numa motocicleta, cor cinza, placa de Ipatinga/MG e que o veículo seria produto de roubo na cidade de Ipatinga/MG.

Durante a diligência, o “Eninho” foi localizado dentro de um bar na Rua Cezário Guzela, bairro São Paulo, e a motocicleta encontrava-se estacionada na porta do comércio.
O cidadão infrator foi identificado como Enisson Geraldo de Souza, 22 anos, residente na Rua Gessi, nº 602, bairro Centro, Ipaba/MG.

A guarnição, ao questionar sobre a procedência da motocicleta, marca Honda, modelo Titan 125, placa HGW-0153, cor cinza, que estava no poder dele, apurou que a motocicleta não lhe pertencia e que, segundo o autor, foi pega emprestada com um conhecido na cidade de Ipaba/MG para vir a cidade de São Pedro dos Ferros/MG para visitar alguns familiares. Não tinha os documentos e chave de ignição, pois era produto de roubo, além disso, narrou que o autor do roubo é seu conhecido, o qual não quer dizer o nome por medo de represálias.

A delegacia de Ipatinga (Polícia Civil) informou que o proprietário da motocicleta seria a pessoa de Ademir Marques Rodrigues, vítima de assalto à mão armada, na data de 21/07/2009 e que o fato registrado no boletim de Ocorrência nº12918 na cidade de Ipatinga/MG.

Fonte: Damasceno Realidade, com informações da Polícia Civil da comarca de Rio Casca.

Reunião discute a Região Metropolitana do Vale do Aço


Uma reunião nessa segunda-feira discutiu a implantação da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) Dilzon Mello, e dos prefeitos dos municípios de Mesquita, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Ipaba, secretários municipais e políticos da região.

Durante o evento, ficou decidido que haverá um segundo encontro no mês de setembro para legitimar a ata da 1ª Conferência Metropolitana, ocorrida em 2007, e dar posse aos membros do Conselho da Assembléia.

Também foi sugerida a elaboração do Plano Metropolitano do Vale do Aço para 2010, nos moldes do que será elaborado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a inclusão de mais três municípios (Ipaba, Mesquita e Belo Oriente) na RMVA, que já inclui os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.

Ainda no encontro, foi apresentado o Sistema Integrado de Regularização do Uso do Solo (SIRUS), ferramenta virtual de acesso livre que está sendo ampliada para a região do Vale do Aço.

Durante toda essa semana, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) está promovendo, em Coronel Fabriciano, o Curso de Capacitação para Mapeamentos de Áreas de Risco. As aulas contam com a presença de 44 representantes de 15 municípios do colar do Vale do Aço.
Fonte: UAI

10 de ago. de 2009

Morre morador de Ipaba, motorista da Schincariol.

Motorista que morreu após acidente no Ferroviários teria sido fechado

IPABA - Ainda no domingo (10), durante a noite, o motorista da empresa Schincariol Clemilton Venâncio Costa, 32, também morreu num acidente de trânsito. Ele pilotava uma motocicleta quando se envolveu numa batida com outro veículo na Avenida Pedro Linhares (BR-381), nas proximidades da entrada do Bairro Ferroviários, em Ipatinga.

Em estado grave, Clemilton chegou a ser encaminhado ao HMC. No entanto, não resistiu a uma hemorragia interna.

No IML, a reportagem do VALE DO AÇO conversou com a esposa do motorista, a agente de saúde Andréia Fernandes da Silva, 27. Muito abalada, ela mal conseguia falar sobre o ocorrido. Andréia afirmou ter ficado sabendo que Clemilton foi fechado por um carro e caiu com a motocicleta no asfalto.

“Ele conversou comigo no hospital e pediu para não deixá-lo morrer”, comentou a agente de saúde.
O velório e sepultamento de motorista ocorreram nesta segunda-feira (11), no Cemitério Parque Senhora da Paz, no Bairro Veneza II. Ele era morador da Rua Pedra Azul, no centro de Ipaba, e deixou dois filhos.

Fonte: JVA

Vírus H1N1 em Ipaba/MG


Homem que morreu de gripe suína em Ipatinga adoeceu durante romaria religiosa em SP

JVA (DA REDAÇÃO) O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Anchieta Poggiali, confirmou em coletiva, na tarde desta segunda-feira (10), a primeira morte de paciente contaminado pelo vírus da ‘gripe suína’ (Influenza A H1N1) no Vale do Aço. Também participou da entrevista o secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira. A informação oficial é de que um homem da cidade de Ipaba, que ficou internado por uma semana no Hospital Márcio Cunha, contraiu o vírus em uma viagem à cidade de Aparecida do Norte-SP.

O homem teria apresentado os sintomas da nova gripe ainda durante a viagem de volta, o que não é confirmado pela família. Anchieta disse que após chegar da romaria, o paciente passou mal e foi internado no Hospital Márcio Cunha. A morte aconteceu em 23 de julho, num quadro que evoluiu para meningite. A Vigilância Epidemiológica de Ipatinga assegurou que teria monitorado as pessoas que tiveram contato com o paciente, sem que nenhuma delas tivesse apresentado sintomas da nova gripe.

A reportagem do jornal VALE DO AÇO deslocou-se até a cidade de Ipaba, na tarde desta segunda-feira (10), e teve contato com a família da primeira vítima fatal de ‘gripe suína’ na região. O paciente que contraiu o vírus Influenza A e que ficou internado por uma semana em Ipatinga seria Sebastião Santana Guerra. Curiosamente, sua esposa Teresinha Pereira de Souza, de 60 anos de idade, disse que ele tem 62 e não 54 anos. Era aposentado, e residia no Bairro Vale Verde, localidade que fica 7 km distante da sede da cidade. A casa da família está situada à margem da BR-458.

Com alguma reserva e dizendo-se ainda preocupada, a viúva contou que o marido foi para Aparecida do Norte no dia 10 de julho, uma sexta-feira. Ele retornou três dias depois, na segunda-feira, dia 13 de julho. Após apresentar um forte quadro de gripe que não passava e, pelo contrário, só ia se agravando, a família decidiu levar Sebastião para o Hospital Márcio Cunha. A internação ocorreu no dia 18 de julho.
A filha de Sebastião, Maria Aparecida Guerra Silva, de 40 anos, disse que o pai ficou internado por quase uma semana, até vir a óbito, no dia 23 de julho, às 15h.

O aposentado tinha oito filhos e foi sepultado no dia 24 de julho, na cidade do Bugre. Sem maiores informações, alguns familiares perguntavam se alguém em Ipatinga estaria providenciando remédios para protegê-los. Eles acrescentaram terem sido informados de que a Vigilância Epidemiológica de Caratinga iria visitá-los, o que até a tarde desta segunda não havia ocorrido.

Alerta


Anchieta Poggiali informou que a região registrou 26 casos suspeitos da gripe A. Desse total, quatro foram descartados. Entre os cinco confirmados aconteceu o primeiro óbito. Seis pacientes ainda dependem de coleta para exame e outros 11 casos estão sendo analisados.

“A região está em alerta, e a GRS tem tomado todas as medidas para prevenir o surgimento de novos casos. Estamos distribuindo kits nas escolas estaduais contendo material informativo, luvas e máscaras descartáveis”, destacou o diretor da Gerência.

Outros mortos

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta segunda-feira outras duas mortes por ‘gripe suína’ no Estado. Uma mulher de 25 anos, moradora de Betim, morreu em 27 de julho. A outra vítima também é uma mulher, de 44 anos, da cidade de Pouso Alegre. Em todo o Estado, há 171 casos confirmados da doença e 548 suspeitos. Outros 11 casos ainda estão sob investigação.

Prisões

Em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento da ‘gripe suína’, a Secretaria de Estado de Defesa Social adotou uma série de medidas no sistema prisional do Estado, entre elas a suspensão de visitas a detentas grávidas, ampliação dos horários de banhos de sol entre os presos e o uso de máscaras pelos agentes penitenciários nos dias de visita.

Aulas

As atenções foram redobradas nesta segunda-feira, em função da volta às aulas dos quase 5 milhões de estudantes da rede pública de ensino e outros milhares da rede particular.

Mesmo tendo feito treinamento informativo sobre a ‘gripe suína’ com educadores, motivo pelo qual a volta às aulas foi adiada por uma semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reconhece que o momento é de atenção, pois com o inverno e o fluxo maior de pessoas retornando às atividades é esperado aumento no número de casos de contaminação em território mineiro nos próximos dias.


Paciente foi internado cinco dias depois de retornar de viagem

Fonte: JVA

Voz do Povo

Compartilhe