Pesquise Aqui!

21 de fev. de 2009

Acusação de furto de droga termina com tiros em Ipaba

Acusação de furto de droga termina com tiros em Ipaba


IPABA - O desempregado Jaiderson Carlos de Souza Narcísio, 19, foi baleado nas nádegas durante uma confusão na rua dos Esportes, no Centro de Ipaba, área conhecida como “Lagoinha”. A tentativa de homicídio ocorreu no início da noite de anteontem. O autor dos tiros seria um adolescente de 14 anos, que estava acompanhado de outras pessoas. O motivo da tentativa, conforme a Polícia Militar, seria a cobrança de um suposto furto de drogas avaliadas em R$ 1,5 mil.

A PM foi avisada de que estava acontecendo uma confusão em um barraco na “Lagoinha”, mas quando a equipe chegou ao local a vítima já havia se dirigido para sua casa, nas proximidades, e depois levada na viatura da polícia ao Posto de Saúde e, na sequência, ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

Gelderson Carlos de Souza, irmão de Jaiderson, contou que ambos foram ameaçados por um grupo de rapazes. Um dos rapazes teria chamado os irmãos para um barraco nas imediações, onde foram acusados de furtar uma grande quantia em drogas escondidas naquele local. Os acusados estavam armados de facas e enxadas.

Uma das pessoas envolvidas na confusão, identificada apenas como “Maninho Bocão”, teria passado um revólver para um menor de 14 anos, que disparou várias vezes. Apenas um tiro acertou Jaiderson. Os acusados fugiram e não foram localizados pela PM.

Fonte: Diário do Aço

20 de fev. de 2009

Moradores de Ipaba não aguentam mais a escassez de água



IPABA – A deficiência no abastecimento de água voltou a causar problemas e gerar reclamações dos moradores das partes altas de Ipaba. Além da escassez da fonte onde a Copasa faz captação, o córrego Água Limpa, a concessionária condiciona à renovação do contrato com a Prefeitura Municipal qualquer ampliação da rede de distribuição em Ipaba, a saída para resolver de vez a precariedade do abastecimento.

Enquanto a Prefeitura de Ipaba e a Copasa não chegam a um acordo, a população completa três anos com um abastecimento deficitário. Por causa dessa crise, até o Instituto de Gestão das Águas (Igam) foi acionado para fiscalizar o uso inadequado do recurso pelos proprietários rurais ao longo do córrego Água Limpa.

Contrato
O contrato entre a Copasa e o município de Ipaba venceu em 2005 e, no governo passado, faltou entendimento entre as partes para a sua renovação. O projeto autorizativo chegou a ser enviado à Câmara Municipal pelo ex-prefeito José Vieira, mas os vereadores discordaram do prazo de 30 anos para concessão dos serviços de água e esgoto na cidade e travaram o fechamento do contrato.

O atual prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves (PMDB), anunciou que vai reencaminhar uma proposta ao Legislativo para renovar o contrato com a Copasa. Ele destacou que a Câmara está renovada e os atuais vereadores deverão aprovar a proposta. “Eles viram o resultado das decisões da legislatura passada”, alertou.

O gerente do Distrito da Copasa em Ipatinga, Franklin Otávio Coelho Mendonça, informou que a empresa abastece cerca de 15 mil moradores em Ipaba, mas que a rede precisa de ampliação para atender a toda a cidade. Franklin disse que a Copasa tem previsão de investir R$ 1,6 milhão em obras em Ipaba, mas, para isso, precisa da renovação da concessão.

Ajuda de vizinhos para cozinhar e tomar banho

Ainda que o atual governo acerte com a Câmara de Ipaba a aprovação do projeto para renovar o contrato de água e esgoto com a Copasa, o município ainda deverá demorar no mínimo mais seis meses para concluir o seu Plano de Saneamento, um estudo obrigatório que precisa ser elaborado com a participação da população e de entidades representativas. “O processo não é rápido, mas, enquanto isso, vamos pedir à Copasa que encontre soluções”, afirma o prefeito Geraldo dos Reis (PMDB).

Enquanto isso, moradores das partes altas de Ipaba sofrem com a falta de água nas caixas e nas torneiras. A dona de casa Maria do Carmo Torres, do bairro São José, tem quatro crianças em casa e, na semana passada, ficou cinco dias sem água. A saída é buscar nos vizinhos que contam com poços artesianos.

Na mesma situação, Cleunice de Souza disse que usa água da lagoa de Ipaba para lavar roupas e vasilhas. “O banho é limitado, mas para cozinhar, pego água do poço com o vizinho”, detalha. Situação pior é a de Cleonice Assis, que mora no bairro Nossa Senhora das Graças, que, por ser o mais alto, é também o que mais sofre com a falta de água.
Fonte: Diário do Aço

19 de fev. de 2009

Confira a situação política de Ipaba, no TSE - Mês 02/2009

PROCESSO:   RESPE Nº 35447 - Recurso Especial Eleitoral UF: MG
JUDICIÁRIA
MUNICÍPIO:   IPABA - MG N.° Origem: 3949
   PROTOCOLO:   33572009 - 18/02/2009 13:29
RECORRENTE:   JOSÉ VIEIRA DE ALMEIDA
ADVOGADO:   JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA FILHO
ADVOGADO:   JOSÉ SAD JÚNIOR
ADVOGADO:   RODRIGO ROCHA DA SILVA
ADVOGADO:   THIAGO LOPES LIMA NAVES
ADVOGADO:   IGOR BRUNO SILVA DE OLIVEIRA
ADVOGADO:   BRUNO DE MENDONÇA PEREIRA CUNHA
ADVOGADO:   EVALDO M. FARIA DE OLIVEIRA
ADVOGADO:   MÁRLEY JULIANO ARAÚJO ALVES SILVA
ADVOGADO:   BERNARDO FELIPE FONSECA IUNES
ADVOGADO:   ANDRÉ DUTRA DÓREA ÁVILA DA SILVA
ADVOGADO:   LUÍS FERNANDO BELÉM PERES
RECORRENTE:   ANTÔNIO CELESTINO PENA
ADVOGADO:   MAURO JORGE DE PAULA BOMFIM
ADVOGADO:   RAFAEL DE PAIVA SOUZA
ADVOGADO:   JOÃO FRANCISCO DA SILVA
ADVOGADO:   DANIELA BERTULANE FRANCO
ADVOGADO:   RODRIGO DA SILVA MORAES
RECORRIDA:   COLIGAÇÃO MPI - MOVIMENTO PROGRESSISTA DE IPABA (PDT/PTB/PMDB/PSL/PSC/PHS/PMN/PTC)
ADVOGADO:   TORQUATO LORENA JARDIM
ADVOGADO:   ALESSANDRO PEREIRA LORDÊLLO
ADVOGADO:   FREDERICO MEDEIROS DE CASTRO LIMA
RECORRIDO:   LUIZ GONZAGA ALVES TORRES
ADVOGADO:   FREDERICO MEDEIROS DE CASTRO LIMA
ADVOGADO:   PAULO EDUARDO ALMEIDA DE MELLO
ADVOGADO:   PAULO FERNANDO DE ALMEIDA
ADVOGADO:   ANA MÁRCIA DOS SANTOS MELLO
ADVOGADO:   JULIANA FOSCARINI DE ALMEIDA
ADVOGADO:   RENATA CASTANHEIRA DE BARROS WALLER
ADVOGADO:   ANDRÉ WALLER
ADVOGADO:   CARLA MÁRCIA BOTELHO RUAS
ADVOGADO:   MARCOS DE OLIVEIRA VASCONCELOS JÚNIOR
ASSISTENTEDOS RECORRIDOS:   GERALDO DOS REIS NEVES
ADVOGADO:   DENNER FRANCO REIS
RELATOR(A):   MINISTRO ARNALDO VERSIANI LEITE SOARES
ASSUNTO:   AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA - INELEGIBILIDADE - PREFEITO - REGISTRO DE CANDIDATO - REJEIÇÃO DE CONTAS - VICE-PREFEITO
LOCALIZAÇÃO:   COARE-COORDENADORIA DE ACÓRDÃOS E RESOLUÇÕES



PGE 19/02/2009 12:30 Recebido


GAB-SJD 19/02/2009 12:17 Enviado para PGE. Vista à PGE


GAB-SJD 19/02/2009 12:17 Recebido


CPADI 18/02/2009 19:20 Enviado para GAB-SJD. Para vista à PGE


CPADI 18/02/2009 19:19 Liberação da distribuição. Distribuição por prevenção em 18/02/2009 MINISTRO ARNALDO VERSIANI


CPADI 18/02/2009 17:32 Montagem concluída


CPADI 18/02/2009 15:59 Autuado - REspe nº 35447


CPADI 18/02/2009 15:23 Recebido


SEPRO 18/02/2009 14:13 Encaminhado


SEPRO 18/02/2009 13:57 Documento registrado


SEPRO 18/02/2009 13:29 Protocolado

Ipaba pede à Cenibra área para um distrito industrial


IPABA
– A concessão de uma área para instalação de empresas no município de Ipaba foi tema de uma reunião, ontem, no escritório da Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra), em Belo Oriente. Em uma conversa preliminar com o diretor do Instituto Cenibra, José Geraldo Rivelli Magalhães, o prefeito Geraldo dos Reis Neves (PMDB) pediu à empresa a doação de uma área para empreendimentos industriais de médio e pequeno portes. Da reunião participaram também os vereadores Renato Pereira, Weber Pascoal, Jadir Rodrigues, Luciene Marcelino e Wander Faustino.


De acordo com o prefeito, a Cenibra é proprietária da maioria dos terrenos disponíveis no município, principalmente no entorno da área urbana, locais ideais para a instalação de um distrito industrial. Geraldo dos Reis garante que não faltam empresas interessadas em se instalar em Ipaba, mas a Prefeitura não tem áreas para alojá-las. A saída seria a Cenibra, que na reunião de ontem pediu a apresentação de um projeto para avaliação.

Projeto
O diretor do Instituto Cenibra explicou que o planejamento deverá apontar o tamanho da área, as empresas que inicialmente se interessam pelo projeto e os possíveis parceiros do município no empreendimento. Rivelli também defende que Ipaba entre definitivamente na discussão da Região Metropolitana do Vale do Aço. O diretor entende que mais cidades precisam entrar no debate para garantir que a RMVA saia do papel, o que pode facilitar a captação de recursos até para projetos como o distrito industrial reivindicado por Ipaba.

Fonte: Jornal Diario do Aço

18 de fev. de 2009

Parceria rende safra recorde de milho em Ipaba

IPABA – Produtores rurais de Ipaba que integram o projeto “Santa Marta” vão colher neste ano uma safra recorde de milho, de aproximadamente 300 toneladas. Essa é a maior produção desde o início da parceria com a Cenibra e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Sindicato de Produtores Rurais de Ipaba.

O projeto “Santa Marta” garante, desde 1999, a subsistência de 121 famílias de Ipaba, que cultivam milho, feijão e hortaliças numa área de 63,37 hectares cedida pela fábrica de celulose de Belo Oriente. Os produtores têm orientação técnica da Emater.

A exemplo do projeto de Ipaba, a Cenibra mantém outras parcerias com
produtores rurais de Belo Oriente, Santana do Paraíso e Virginópolis.
No total, cerca de 300 famílias são beneficiadas.


Voz do Povo

Compartilhe