Pesquise Aqui!

28 de mai de 2011

Instituto Cenibra firma parceria com produtores de Água Limpa

cenibra


por Diário Popular
28/05/2011 00:00
O Instituto Cenibra assinou contrato de mais uma parceria para geração de emprego e renda. A solenidade aconteceu na sede da Associação de Produção Agropecuária da Comunidade dos Antunes e Guerra, em Água Limpa dos Antunes, Ipaba. Na ocasião, estiveram presentes o diretor-presidente, Paulo Brant, o diretor Administrativo e Financeiro, Naohiro Doi, a coordenadora de Comunicação Corporativa e Coordenadora de Relações Institucionais e com a Comunidade, Leida Hermsdorff Horst Gomes, o Prefeito Municipal de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves e autoridades regionais.
Dentre os itens produzidos pela Associação de Produção Agropecuária estão fubá, farinha de mandioca, farinha de milho, biscoitos, rosquinhas doces e salgadas, rosca de coco, bolo e pães de doce. Os produtos são comercializados em feiras, supermercados e mercearias de Ipatinga, Ipaba, Iapu, Bugre e Inhapim. Também são comercializados produtos alimentícios para moradores da comunidade de Água Limpa e para a cidade de Ipatinga, por meio do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar - PAA.

25 de mai de 2011

Ipaba sem exames laboratoriais

video

O Sistema Público de Saúde de Ipaba está com deficiências. Assim como a situação em Coronel Fabriciano: quem depende do SUS diz enfrentar dificuldades no agendamento de exames e, por isso reclama.

Uma mulher, que prefere não ser identificada, afirma que está com anemia. Descobriu no sétimo mês de gestação. A filha, hoje com três meses de vida, também tem a doença. Há quatro meses, a dona de casa possui um pedido de exame que precisa ser feito com urgência. A solicitação foi feita em dois laboratórios de Ipaba, cidade onde mora, mas, até hoje não conseguiu. Foi informada que faltam recursos e que ela deveria fazer esse exame em um laboratório particular.

Ela explica ainda que não tem condições financeiras de arcar com as despesas do exame feito numa clínica particular e está sem fazer o tratamento. Diz até evitar ir ao médico porque o problema é recorrente.

Esta semana a nossa equipe de produção recebeu várias denúncias de pessoas que moram em Ipaba e precisam de exames com urgência. De acordo com as acusações, a secretaria de saúde do município não repassa a verba há cerca de cinco meses, aos dois laboratórios que tem cotas de exames expedidos pela prefeitura. Com isso, a saúde de parte da comunidade, estaria prejudicada.

Por telefone, a nossa produção tentou marcar uma consulta. E não conseguimos, pois os exames ainda não foram liberados. Fomos pessoalmente aos laboratórios e o que foi informado é que há mais de um mês as atendentes foram orientadas a marcar exames somente particulares, não atendendo os do SUS.

Em outro laboratório, a atendente confirmou que muitos voltam para casa sem atendimento. Pois, atualmente, esse laboratório está agendando os pedidos para o dia seis do mês que vem.

Fomos até a Prefeitura de Ipaba procurar um responsável pelos exames e o prédio público estava fechado. Seguimos então para a secretaria de saúde do município. Uma mulher disse que os responsáveis não estavam. Questionada sobre a situação dos exames expedidos pela secretaria, ela tentou explicar. Disse que a população fez exames que ultrapassaram a cota e que também, houve mudança de laboratórios e esses foram atenderam até o limite. Depois bloquearam esse tipo de atendimento. Porém, casos de urgência e emergência são atendidos normalmente e que a partir da próxima semana esses exames estarão liberados.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Ipaba confirmou que mais exames foram liberados do que a verba disponível. Por isso a dificuldade em agendar outros atualmente. Informou ainda que logo no início de junho o agendamento voltará ao normal.

24 de mai de 2011

Festa em comemoração do aniversário de Ipaba/MG

Voz do Povo

Compartilhe

Vídeos Ipaba

Loading...