Pesquise Aqui!

30 de jul de 2011

Detento de Ipaba edita jornal sobre inclusão social


Experiência foi relatada na Rádio Justiça, de Brasília, nesta sexta-feira (29)
Diretor do presídio
Conhecida nacionalmente por suas iniciativas voltadas à recuperação dos detentos, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDPC), situada no município de Ipaba, foi um dos destaques da programação da Rádio Justiça, na manhã desta sexta-feira (29).
A emissora, administrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e com sede em Brasília, veiculou entrevista com o diretor do presídio, tenente Adão dos Anjos, sobre o mais novo projeto da instituição: o jornal “Inclusão”, editado pelo detento Juarez da Silva Goulart. A entrevista foi veiculada no programa “CNJ no ar”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Formado em Geologia e com passagens pela França e Estados Unidos, o detento Juarez Goulart cumpre atualmente pena no regime fechado e trabalha na biblioteca da penitenciária. Conforme Adão, a idéia de se criar um periódico no presídio surgiu de uma conversa com o detento.
“Eu contei para ele que, na época em que estudei em colégio de padre, produzíamos um jornalzinho. Então ele sugeriu que fizéssemos um jornal da penitenciária, a fim de noticiar para a sociedade o que é feito aqui e o processo de recuperação dos presos”, contou o tenente.
A idéia foi logo acatada e, em maio deste ano, saía a primeira edição do “Inclusão”, patrocinada por um preso que, no regime aberto, é pastor de uma igreja evangélica na região. Já a segunda e a terceira edições foram patrocinadas pela indústria Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra). A terceira edição do jornal está prevista para começar a circular em setembro.
Produção
Os textos do periódico são produzidos por funcionários dos vários setores da unidade, como psicólogos, assistentes sociais, médicos, dentistas, e por alunos das oficinas desenvolvidas na penitenciária. Em seguida, eles são repassados para Juarez, que realiza a edição.
As fotos são tiradas por um agente penitenciário. Com 16 páginas, a terceira edição do jornal traz também um artigo do diretor Adão dos Anjos, intitulado “Caminhos da Ressocialização”. Os leitores encontram ainda, na publicação, anúncios de produtos fabricados dentro da penitenciária. “Fabricamos hoje queijo, pão, móveis, roupas, peças de automóveis, além de vários outros produtos”, conta Adão.
Reeducação 
Há 10 anos, a PDMC desenvolve com os presos um trabalho de reeducação e ressocialização, com foco no trabalho, educação, religião e formação de valores. Atualmente, segundo o diretor da unidade, 32 oficinas são desenvolvidas junto aos detentos. “Educar e profissionalizar a massa carcerária brasileira são medidas elementares de prevenção ao crime e à violência”, destaca o tenente.
Titular da Vara de Execuções e Precatórias Criminais da comarca de Ipatinga, que abrange também o município de Ipaba, a juíza Marli Maria Braga Andrade acompanha há cinco anos os projetos realizados na unidade. Para ela, o periódico desenvolvido pelos detentos representa “mais um avanço no trabalho de ressocialização que é desenvolvido na penitenciária”.

Fotos: Thaís Dutra
A quarta edição do jornal “Inclusão” deve ser publicada em novembro e ainda não possui patrocinador. A última edição do ano conterá um resumo dos trabalhos realizados na unidade em 2011, além de mensagens de fim de ano, produzidas pelos presos. 

FONTE: PLOX

29 de jul de 2011

Administração Municipal reivindica Esgoto e Estação de tratamento para o Vale Verde e Ipaba


IPABA – A Prefeitura Municipal de Ipaba cadastrou no dia 15/07/2011 – sexta-feira, carta consulta no site da FUNASA reivindicando recursos para construção de Coleta de Esgoto e Estação de Tratamento de Esgoto para o Distrito do Vale Verde. Também cadastrou carta consulta para a elaboração de Projeto da Estação de Tratamento de Esgoto da sede municipal e coleta de esgoto dos bairros Coohapa, Paraíso e Novo loteamento próximo à Escola Pe. João Geraldo Rodrigues. As ações estão previstas no PAC 2 - Programa de Aceleração do Crescimento – Saneamento, para 2012. 

A primeira etapa: é a inscrição e seleção dos municípios a serem contemplados nesta primeira etapa. 

Nas etapas seguintes será apresentação e aprovação dos projetos contemplados e a seleção final dependerá de análise e liberação pelo governo Federal. Os valores previstos dos projetos ultrapassam 5 milhões.

Residem nas áreas urbanas da sede municipal e do Vale Verde, mais de 15.400 moradores. 
(Informação da Gerência de Convênios da Prefeitura – Gabinete do Executivo).

12ª Cia Ind MAT – Militares apreendem armas de fogo


Na data de ontem, 28jul11, quinta-feira, militares pertencentes ao 2º Pelotão de Polícia Ambiental da cidade de Cel Fabriciano/MG, realizaram patrulhamento preventivo no município de Ipaba/MG.
Em patrulhamento nas proximidades da ponte distrito do Vale Verde de Ipaba/MG, os militares abordaram o Sr. Jurandir Martins de Godoy que trafegava em uma bicicleta trazendo na garupa um saco de nylon, ao ministrar a busca, foi encontrado 01(uma) ESPINGARDA POLVEIRA sem numero e marca de identificação (desmontada).
Através de diálogo, os policiais deslocaram até a residência do autor, devidamente acompanhado por testemunhas, encontrando dentro de uma garagem em uma carroça 01 (um) GARRUCHÃO de fabricação caseira, sem numero e marca de identificação (carregada).
Segundo o proprietário as armas foram adquiridas em transações comerciais, não sabendo informar a procedência. O autor pretendia trocar as armas em galinhas e outros materiais para comprar medicamentos, tendo em vista que sua a esposa (Maria Rodrigues Godoy) sofre de problemas cardíacos e que o mesmo também está com sérios problemas de saúde, fazendo também uso de medicamentos, e que o mesmo estava sem dinheiro para efetuar a compra de medicamentos indicados em receita médica datada de 27/07/11, expedida pelo Programa de Saúde da família (PSF) do distrito de Vale Verde de Ipaba/MG.
Diante dos fatos foi feita a apreensão das armas acima descritas e encaminhada a Depol do município de Ipaba/MG. A após contato com delegado de plantão o autor não foi conduzido devido aos problemas de saúde do mesmo e sua esposa.

Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional da 12ª Cia PM Ind MAT

Voz do Povo

Compartilhe

Vídeos Ipaba

Loading...