Pesquise Aqui!

13 de jul. de 2011

Baleado em Ipaba (Boachá), rapaz de 23 anos morre no HMC

Foto pequena (Vítima Marciano) e o pai João Basílio

IPATINGA – Quinze dias depois de ter sido baleado em Ipaba, Marciano Sousa Basílio, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta segunda-feira (11), no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. Ele recebeu um tiro na cabeça no último dia 26 de junho após se envolver em uma confusão na comunidade de Boachá. O autor do disparo, o carpinteiro e comerciante José Osvaldo Teixeira, 37, se apresentou na Delegacia de Polícia Civil e alegou legítima defesa. Ele está em liberdade. 

Marciano foi baleado na noite de um domingo. O pai dele, o pastor evangélico João Basílio da Silva, 45, ministrava um culto em uma igreja próximo ao local do crime, ouviu os disparos e parou a cerimônia religiosa para tentar salvar o filho. O rapaz recebeu um tiro na cabeça e foi socorrido às pressas ao HMC. Graças à intervenção de João, ele não recebeu mais tiros e foi levado ainda com vida para o hospital.
Marciano foi alvejado por José Osvaldo após uma confusão nas imediações de um bar. Testemunhas informaram que a vítima e o autor confesso do crime têm uma rixa antiga. O comerciante chegou a fugir em Fiat Uno prata, mas depois se entregou à Polícia Civil. “O problema do meu filho com José Osvaldo era uma encrenca passada. Vieram me avisar na hora que Marciano foi baleado. Saí correndo da mesma forma que eu estava dirigindo um trabalho da igreja, com paletó e gravata”, descreveu João Basílio. Assim que o pastor se aproximou do lugar onde o filho foi baleado, José Osvaldo teria o ameaçado e ainda o agredido com coronhadas. “Eu fui conversar com ele (o comerciante), que tentou atirar mais duas vezes contra meu filho, pois queria acabar de matá-lo. Deus interveio e me deu a vitória, pois a arma falhou. Os tiros mascaram e Marciano foi salvo”, declarou João Basílio, acreditando que o filho sobreviveria ao disparo na cabeça.

Apresentação na delegacia
O carpinteiro e comerciante que atirou contra Marciano se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Ipaba no final da manhã do dia 29 de junho. Acompanhado do advogado Celso Emygdio Alves, ele prestou depoimento ao delegado Ricardo Cesari e confessou ter efetuado o disparo contra a vítima. “Tão logo a tentativa de homicídio ocorreu, eu empenhei todos os investigadores aqui da delegacia de Ipaba e exigi a mais rápida apuração do caso. O autor do crime foi identificado, mas estava foragido. Já durante a apresentação, ele confessou que estava escondido no mato e com medo de represálias de familiares e amigos de Marciano”, informou Ricardo Cesari, afirmando que José Osvaldo resolveu se entregar e admitir que tentou matar o rapaz porque se sentiu pressionado. “Ele nos confessou, informalmente, que o cerco estava se fechando, já que nossos policiais tinham pistas e indícios de sua localização no matagal”, revelou o delegado no dia que autor do crime se apresentou.

Arma
A arma usada para atirar em Marciano, uma garrucha de cano duplo calibre 22, foi entregue pelo comerciante na delegacia no dia da apresentação dele. Na ocasião, José Osvaldo prestou depoimento e foi liberado. “Se nós tivéssemos o capturado nesta quarta-feira (dia 29 de junho), eu iria entrar com uma representação de prisão preventiva junto ao Poder Judiciário. Entretanto, isso não é necessário, pois a apresentação na delegacia foi espontânea e também temos ciência da localidade que ele vai residir e pernoitar”, explicou Cesari nos dias que sucederam o fato, lembrando que o comerciante não tinha passagens na polícia até tentar matar Marciano.  

12 de jul. de 2011

Luzia recebe novo prefeito de Ipaba

Na manhã de segunda-feira (11), a deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) recebeu, em seu gabinete, representantes da prefeitura de Ipaba, cidade próxima à Ipatinga – região do Vale do Aço.  O objetivo da visita foi estreitar os laços com a deputada Luiza Ferreira e conhecer o ambiente legislativo.
José Vieira deve assumir a prefeitura de Ipaba em agosto. Ele foi eleito pelos moradores da cidade mas acabou por não tomar posse devido à processo jurídico aberto pelo segundo colocado – que tornou-se prefeito. José Vieira recorreu e garantiu o direito de tomar posse na Casa.
Estiveram presentes também: o presidente da Câmara Municipal de Ipaba, Nego Ruela; o vice-presidente Carlinhos da Tota e o vereador Binho Pascoal.
Por Regiane Avelar
Foto: Divulgação Gabinete Luzia Ferreira

Saúde amplia idade para exame que detecta o câncer /Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 16.075 exames nos cinco primeiros meses do ano

DA REDAÇÃO (JVA ONLINE) - A partir de agora, a idade para as mulheres se submeterem ao Papanicolau, exame preventivo que detecta o câncer do colo do útero, foi estendida de 59 para 64 anos. A ampliação segue as novas diretrizes nacionais para o rastreamento do câncer, lançadas nesta semana pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em Minas Gerais, dados do Programa Viva Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que nos cinco primeiros meses deste ano, os municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizaram 16.075 exames, na faixa etária de 25 a 59 anos. 

De acordo com o coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho, a importância de se ampliar a faixa etária se deve ao fato de uma mudança no comportamento sexual das mulheres acima de 50 anos e à maior longevidade da mulher brasileira. “As mulheres estão vivendo mais e mantendo vida sexual ativa. E por isso mesmo devem continuar realizando os seus exames de prevenção. As novas diretrizes recomendam que o intervalo entre os exames deva ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual”, avalia. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame de Papanicolaou, popularmente conhecido como preventivo. O procedimento identifica lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.

Preventivo
A coleta de material deve ser feita a partir dos 25 anos de idade. Agora, os exames preventivos devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos cinco anos. No caso das mulheres, com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Se os dois resultados forem negativos, essas mulheres poderão ser dispensadas de exames adicionais. Segundo dados do Viva Mulher, a meta era alcançar 22.845 exames nos cinco primeiros meses, mas o percentual de mulheres que realizaram o preventivo alcançou somente 70,36% nesse período. Em 2010, na mesma época, 84,78% das mulheres fizeram o exame, o que corresponde a 18.063. De acordo com o coordenador, a queda na realização dos exames ocorreu, principalmente, nos municípios com menos de 10 mil habitantes.  “Um dos grandes problemas enfrentados na realização do exame de Papanicolaou é a cobertura populacional. Pretende-se atingir 90% de cobertura da população feminina do Estado em três anos, ou seja, 30% em cada ano. Ocorre que um mesmo grupo de mulheres realiza o exame todo o ano, dando a falsa impressão que o objetivo de cobertura foi atingido”, lembrou.

Acompanhamento
Uma das medidas adotadas pela SES para alcançar bons índices é a visita em todas as 28 Regionais de Saúde, que visa mobilizar os secretários municipais para que ocorra um aumento da coleta e para que os mesmos façam o seguimento das pacientes com pré-câncer e as encaminhem para tratamento nas unidades especializadas. “Para a realização do exame, a mulher precisa se sentir acolhida, estar cercada de bons profissionais e, principalmente, encontrar facilidade para marcar a consulta”, comentou. Sérgio comenta ainda que estão previstas capacitações com os municípios que tiveram o pior desempenho para que eles incrementem a realização dos exames.


Uma doença silenciosa

Outro avanço na luta contra o câncer foi o lançamento da vacina contra o HPV, agente etiológico do câncer uterino. A vacina foi aprovada no Brasil em 2006, e ainda não foi incorporada no calendário vacinal público.

O governo de Minas formou uma força tarefa para analisar a possibilidade de a vacina ser oferecida às mulheres do Estado. Em um modelo ideal, pré-adolescentes deveriam ser vacinadas na própria escola, favorecendo uma cobertura significativa. Um dos fatores que têm dificultado a aquisição da mesma é o alto custo de cada dose, de R$ 90,00 a R$ 120,00.

O câncer de colo é uma doença silenciosa e sendo assim não causa sintomas na fase inicial. A doença é causada pelo vírus HPV, que é transmitido através de atividade sexual.

No Estado
Em Minas Gerais, 410.899 mulheres realizaram os exames, na faixa etária de 25 a 59 anos, de janeiro a maio. A meta era alcançar 517.180 exames, mas somente 79,44% das mulheres fizeram o preventivo nesse período. Em 2010, na mesma época, o percentual chegou a 83,61%.

Incidência
Segundo estimativas do Inca, o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. Em Minas Gerais, as estimativas para 2010 apontavam 1.330 novos casos da doença.


Municípios ligados à GRS de Coronel Fabriciano

Açucena - Antônio Dias - Belo Oriente - Bom Jesus do Galho – Braúnas – Bugre – Caratinga - Coronel Fabriciano - Córrego Novo – Dionísio - Dom Cavati - Entre Folhas – Iapu - Imbé de Minas – Inhapim – Ipaba - Ipatinga - Jaguaraçu - Joanésia – Marliéria – Mesquita – Naque – Periquito - Piedade de Caratinga - Pingo d'Água - Santa Bárbara do Leste - Santa Rita de Minas - Santana do Paraíso - São Domingos das Dores - São João do Oriente - São Sebastião do Anta – Timóteo – Ubaporanga - Vargem Alegre - Vermelho Novo.

11 de jul. de 2011

Endereços e Telefones Úteis

 CEP geral: 35198-000

EE Dênio Moreira de Carvalho
Rua dos Esportes, s/n - CEP: 35198-000 - Ipaba - MG
Fone: (33) 3327-1117
Diretora: Lila Martins da Silva
eedeniomoreira2

EE Emília Cabral Mota
Rua 33, 121 - CEP: 35198-000 - Vale Verde - Ipaba - MG
Fone: (33) 3327-4089
Diretor: Lúcia Helena de Souza Pereira

EE Gerson Gomes de Almeida
Rua Joaquim V. Bonfim, 92 - CEP: 35198-000 - Ipaba - MG
Fone: (33) 3327-1061
Diretora: Leila Adriane dos Reis Luna
eegersongomes

EE Manoel Machado Franco
Rua Gessy de A. Pena, 436 - CEP: 35198-000 - Ipaba - MG
Fone: (33) 3327-1116
Diretora: Edivarlene Maria de Oliveira
eemanoelmachadofranco

EE. Pov. de Boachá
Povoado de Boachá - CEP: 35198-000 - Ipaba - MG
Fone: (33) 3327-5019
Diretora: Daniela Rodrigues da Silva
eepovboacha


Câmara Municipal
Rua Pouso Alegre, nº 82 - Bairro - Centro
Telefone: (33) 3327-1133 | (33) 3327-2711
Conselho tutelar
Rua Manoel Carrero, nº 110 - Bairro: Centro
Telefone: (33) 3327-1885
Copasa (escritório)
Rua Manoel Carreiro - Bairro Centro
Telefone: (33) 3327-2335 | (33) 3327-1175
Escolas
E.M. Padre João Geraldo Rodrigues
Rua Olivia Rodrigues vieira, nº 235 - Bairro: São José
Telefone: (33) 3327-1001
Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho
Rua Olivia Rodrigues Vieira, S/N -  Bairro: Primavera
Telefone: (33) 3327-1118
E.E. Gerson Gomes de Almeida
Rua Joaquim Vicente Bonfim, nº 92 - Bairro: Centro
Telefone: (33) 3327-1061
 

Polícia Militar
Rua Manoel Carreiro, S/N -  Bairro: Centro
Telefone: (33) 3327-1683 | 190
E.E. Manoel Machado Franco
Rua Gessy de Assis Pena, nº 436 -  Bairro: Centro
Telefone: (33) 3327-1116
Setores Públicos


1 - AGENCIA DE CORREIOS IPABA
 Av José Rodrigues de Almeida 640 lj O - Centro · Ipaba, MG
CEP: 35198-000

2 - Prefeitura Municipal de Ipaba
Endereço: Av. Manoel Machado Franco, 652
Ipaba - MG CEP:35198-000
Tel: (33) 3327.1114 Fax: (33) 3327-1113


3 - Sindicato Dos Trabalhadores Rurais De Ipaba - São José - Ipaba Mg
Endereço: Rua Olívia Rodrigues Vieira, 265 - São José - Ipaba, Minas Gerais
Telefone: (33) 33271358


Igrejas

1 - Congregação Cristã do Brasil
Dias de Culto: Domingo à Noite » Quinta à Noite » 

Endereço: Pouso Alegre, 606
Ancião: MILTOM BATISTA MEDEIROS
Cooperador: Moisés Alves
Telefones: Ainda não fornecido
CEP: 35198-000

2 - Igreja Batista Nacional Shalom
Endereço:
Marianinho, 86, Centro - Ipaba/MG
EM FRENTE A PRAÇA JOSÉ LAZILOTTE.
Pastor: JOÃO BASILIO DA SILVA
PRESIDENTE
Telefones: Ainda não fornecido
CEP: 35198-000

3 - Paróquia Nossa Senhora da Penha
Matriz de Ipaba
Endereço: Rua Pouso Alegre, 115.
CEP 35198-000 IPABA, MG.
Telefax: (33) 3327-1089.
Padroeira: Nossa Senhora da Penha.
Criação: 01.01.1989.
Pároco: Pe. José do Carmo Vieira.








IML Ipatinga/MG
O IML de Ipatinga fica localizado na Avenida Londrina, no Bairro Veneza II, anexo ao Cemitério Parque Senhora da Paz. Pessoas que tiverem familiares desaparecidos podem tentar um reconhecimento nos horários de 8h30 às 12h e de 14h às 18h.
Mande o endereço da sua igreja ou comércio para divulgação aqui!
cidadeipaba@hotmail.com

Voz do Povo

Compartilhe