Pesquise Aqui!

28 de jun. de 2011

José Vieira aguarda ordem judicial para posse


DA REDAÇÃO - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani,  deferiu nesta sexta-feira (24) o registro de candidatura de José Vieira de Almeida (DEM), prefeito eleito em Ipaba em 2008, mas que acabou, judicialmente, cedendo lugar a Geraldo da Farmácia (PMDB). O tribunal entendeu que Vieira não tinha impedimentos para se candidatar às eleições municipais daquele ano, contrariando decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Com a decisão, José Vieira pode retornar à Prefeitura de Ipaba a qualquer momento. 

Apesar da decisão do TSE, a posse depende da quitação de pendências financeiras. Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou suas prestações de contas referentes ao ano de 1996 - quando José Vieira era prefeito do município - foi aplicada uma multa, que ainda não foi paga.

Nesta sexta-feira, o ex-prefeito se reuniu com o juiz de plantão de Ipatinga, Mauro Lucas da Silva, pedindo que a posse fosse neste fim de semana. Entretanto, o candidato eleito em 2008 deve pagar a dívida para assumir a prefeitura sem pendências.   
   "Como a juíza titular de Ipatinga não está na cidade, será preciso aguardar até segunda-feira para eu ser empossado. Temos que resolver também como será feito o pagamento dessa multa", afirmou Vieira, que não quis revelar a quantia a ser paga.

O jornal VALE DO AÇO tentou entrar em contato com José Vieira de Almeida na manhã deste sábado (25), mas o político não foi encontrado para falar sobre o assunto. Entretanto, o vereador de Ipaba, Renato da Capoeira (PT), que foi Secretário de Cultura e Esporte no último governo dele, afirmou que a pendência financeira já foi quitada. “A multa já foi paga e ele já está apto a assumir a Prefeitura. Ainda não tem data certa para isso acontecer, mas pode ser a qualquer momento, provavelmente deve ser ainda nesta semana, afinal a decisão do TSE deve ser cumprida”, explicou o vereador, lembrando que José Vieira já foi eleito prefeito de Ipaba por três vezes, e também já atuou como vereador no município de Caratinga.

Impugnação
José Vieira Almeida venceu as eleições de 2008 com 36% dos votos, e só não pôde assumir o Executivo porque o segundo colocado e atual prefeito, Geraldo dos Reis Neves (PMDB), o Geraldo da Farmácia, entrou com ação na Justiça pedindo a impugnação de sua candidatura, solicitação acatada pelo TRE-MG em 2010. O pedido baseava-se nas prestações de contas de José Vieira referentes a 1996, ano em que foi prefeito de Ipaba, indeferida pelo TCU. O tribunal encontrou irregularidades na aplicação de R$ 50 mil da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na cidade. Com base no indeferimento das contas, o TRE-MG suspendeu o registro de candidatura de Almeida. 

Porém, nesta sexta-feira o TSE declarou que o prazo de cinco anos de inelegibilidade do prefeito, contados a partir da primeira decisão do TCU, em 2008, já estava esgotado e que, portanto, "o candidato reunia condições de disputar aquela eleição".  (Com informações do jornal O Tempo).

5 comentários:

Anônimo disse...

Atenção contra a impunidade! O Ministro Versiani está equivocado. Seis juizes do TREMG cassaram o registro de José Vieira em 2008. Outros seis juizes que os substituíram, confirmaram a cassação. Dois procuradores da Republica (TSE) também concordaram com a cassacão. Ora, se o candidato José Vieira realmente tinha sido condenado a ficar 5 (cinco) anos fora do exercício político até 2008, como se explica o fato de José Vieira ter sido prefeito de 2005 a 2008? Então não cumpriu a pena. Está certo o TER MG e os Produradores da Republica, quando concordam que José Vieira está cumprindo esta pena a partir de 2008, quando o TREMG cassou o registro. Afinal, para que serve a lei ficha limpa, Lei de improbidade administrativa, se for condenado e não cumprir a lei de afastamento? Lamentável a interpretação do Ministro, que deste jeito está do lado da impunidade. Ainda bem que é uma decisão isolada. Abaixo a impunidade! Muda Brasil!

Anônimo disse...

SOU MORADOR DE IPABA MG, TENHO VERGONHA DE DIZER QUE IPABA E CIDADE PRESCISAMOS URGENTE DE MUDAR A HISTORIA DESTA QUERIDA CIDADE ABANDONADA POR TODOS OS PREFEITOS QUE GOVERNARAO NOSSO MUNICIPIO VAMOS FAZER BANIR PESSOAS QUE SO QUEREM O PODER PARA BENEFICIAR A SI PROPRIO VAMOS COM A MUDANCA VAMOS DE CARA NOVA FILHO DE IPABA,MARQUINHO DO DILON

Anônimo disse...

vai se fuder! que marquinho do dilon o quê , foi vereador e nada fez; o ze vieira ameaçou de dar um tiro na cara dele na campanha passada e agora fica pedindo bença pro ze vieira

Anônimo disse...

A cidade de Ipaba ficou com cara nova a partir de 2009 quando Geraldo assumiu a Prefeitura, mudando a cara da cidade. Acho que a sua experiência anterior ajudou muito. Sou morador da área central da cidade e agradeço pelas obras que eu pensava que nunca seriam feitas.

Anônimo disse...

IPABA CARA NOVA FUCINHO DE PORCO

Voz do Povo

Compartilhe