Pesquise Aqui!

13 de jan. de 2011

Detento da Penitenciária de Ipaba é premiado em Olimpíada de Matemática

IPABA (13/01/11) - Na disputa teve 19.665.928 participantes e, ao final, 33.200 saíram premiados. O certificado de menção honrosa obtido pelo detento mineiro Wilken Pereira Arruda, da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, no Leste do Estado, no entanto, foi comemorado como se ele tivesse conquistado o primeiro lugar. O preso ficou entre os alunos que tiveram as maiores pontuações na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Wilken conseguiu fazer parte do seleto grupo que corresponde a 0,17% dos candidatos de todo o país com melhor desempenho no projeto.

A notícia chegou por carta para o detento, na tarde dessa quarta-feira (12). Wilken conta que sentiu uma grande alegria e que no momento teve a prova de que seu esforço valeu a pena. “Fiquei muito honrado. Eu gosto de ler, escrever e sempre busco conhecimento nos livros. Mantenho o pensamento positivo, força de vontade e dedicação. Isso tudo me fez sentir que o reconhecimento foi merecido”, declara.
A professora de matemática Sandra Ferreira Silva de Oliveira conta que é testemunha da dedicação do aluno. Segundo ela, Wilken é muito interessado e sempre faz questionamentos, mesmo sobre conteúdos que ainda não foram passados em sala de aula. “A condição em que ele se encontra, privado de liberdade, o faz ainda mais merecedor de parabéns”, avalia.

Persistência
É exatamente o fato de lecionar para alunos que estão na prisão que faz com que Sandra desenvolva um trabalho diversificado, levando em conta a realidade dos internos da Penitenciária de Ipaba. “Eles fazem a modalidade Educação para Jovens Adultos (EJA) e os que participaram da disputa realizaram a prova da Olimpíada de Matemática no sábado, quando estão todos muito agitados, porque é dia de visita. Achei que a premiação de Wilken foi mesmo merecida”, ressalta
O detento Wilken concluiu, em 2010, o Ensino Fundamental na Escola Estadual Dênio Moreira de Carvalho, que funciona dentro da unidade prisional, e pretende continuar os estudos. Na turma que ele freqüentava havia outros 15 alunos. Para se preparar para a 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática, ele buscou ter acesso a provas de anos anteriores e resolvia as questões na cela, como forma de se exercitar.

A persistência também teve papel fundamental. Ele conta que já havia participado de uma Olimpíada de Português, em 2001, quando ainda estava em liberdade, e não foi tão bem sucedido. Com a conquista da menção honrosa ele aproveita para incentivar outros presos a também participarem das competições. “A busca do conhecimento e a paciência são as portas do sucesso. É como ocorre com um cientista, que para descobrir uma coisa nova tem que fazer várias experiências, tem que se arriscar e ir atrás dos objetivos, sem desanimar”, aconselha.

Informação Importante: O nome da professora do aluno que ganhou a menção honrosa das Olimpiadas de Matemática é: Junia Maria Oliveira Fernandes Aleixo. Leciona à 4 anos e dá aulas para o vencedor desde a 5ª Série.

2 comentários:

Anônimo disse...

O PRESO CITADO ALEGA SER FALSA A REPORTAGEM. O QUE TEM A DIZER SOBRE ISSO??

Unknown disse...

Vc nunca vai saber a verdade sobre isso ....estamos no brasil !

Voz do Povo

Compartilhe