Pesquise Aqui!

7 de abr. de 2011

Deputada propõe programa de capacitação para jovens

 O ENCONTRO da deputada com o secretário estadual de Trabalho Carlos Pimenta contou ainda com a presença do prefeito de Ipaba, Geraldo Neves
BELO HORIZONTE – A Deputada Estadual Rosângela Reis (PV) entregou na tarde da última terça-feira (5) ao Secretário Estadual do Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, um projeto de lei de autoria dela que cria o Programa Estadual de Capacitação e Qualificação Social e Profissional. A finalidade do projeto é promover a formação inicial de jovens e adultos, capacitar o trabalhador autônomo e aperfeiçoamento de profissionais. Pela proposta, a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego (Sete) fica autorizada a celebrar convênios com entidades governamentais e não-governamentais, entidades sindicais, associações de classe, ou quaisquer outras com personalidade jurídica, sem fins lucrativos.

A matéria, que contém 23 artigos, cita os programas que possam integrar o Programa de Capacitação Profissional, entre eles o “Emprega Minas”, um sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra, que permite acompanhar a conjuntura e as perspectivas do mercado de trabalho; Pro Jovem, destinado a jovens de 18 a 29 anos alfabetizados, mas que não concluíram o ensino fundamental, com o objetivo de reingressar na sociedade e no mundo no trabalho, e o “Aprendiz Mineiro”, que visa incentivar empresas a cumprirem a lei que exige cota de aprendizes, oferecendo aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado. Outros 16 programas foram sugeridos no projeto da deputada.

Para Rosângela Reis, a implementação do programa representará um ganho de novas potencialidades, com a adoção do planejamento integrado e perspectiva de desenvolvimento de caráter sustentável. “Programas semelhantes estão sendo desenvolvidos em outros estados. Procurei desenvolver novos procedimentos aqui, entre os quais o aproveitamento de novas tecnologias como a internet, que vem produzindo profundas transformações em nossa sociedade, abrindo oportunidades inéditas no estabelecimento das relações e construindo novos caminhos e que podem ser portas a serviço do bem integral e solidário”, justifica a deputada.

O Secretário de Trabalho Carlos Pimenta recebeu bem o projeto e disse que a deputada ainda pode apresentar emendas com outros programas do governo estadual, como “Curriculum do Trabalhador” e o “Com licença eu vou à luta”, este último destinado a mulheres que já estão há vários anos fora do mercado de trabalho ou que nunca trabalharam. “Além disso, estamos abertos a audiências públicas, pois acreditamos que este programa será um avanço”, destaca o secretário.

Sine
Durante o encontro, que também contou com a participação do prefeito de Ipaba, Geraldo Neves, o secretário estadual de Trabalho Carlos Pimenta anunciou que os municípios com mais de 10 mil pessoas economicamente ativas receberão um posto do Sine (Sistema Nacional de Emprego), conforme determinação do Ministério do Trabalho. As cidades fora deste quesito poderão receber a visita do Sine Móvel, um programa que será implantado pela recém-criada Secretaria Estadual de Trabalho e que levará os serviços por meio de uma carreta.

Pro Jovem
Outro anúncio feito pelo Secretário é a reedição da 2ª etapa do Pro Jovem, programa destinado à formação e capacitação de jovens de 18 a 29 anos. Segundo o secretário, este ano serão investidos R$ 56 milhões na nova fase do programa e os atendimentos passarão de 13 mil para 33 mil em todo o estado. “Teremos o prazo até 15 de abril para reeditar este programa e temos a expectativa de que até setembro ele esteja funcionando”, disse Carlos Pimenta.


Na ocasião, a Deputada Rosângela Reis pediu ao secretário para que o município de Ipaba fosse outra vez contemplado na segunda fase do Pro jovem. “Em Ipaba há um grande número de jovens e é uma cidade que fica muito próxima a Ipatinga, um pólo industrial”, ressalta.

Carlos Pimenta pediu ao prefeito de Ipaba que fizesse o mapeamento da necessidade do município, para que a demanda fosse atendida antes mesmo do início da segunda etapa do Pro Jovem.

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe