Pesquise Aqui!

30 de jun. de 2011

Autor de crime em Ipaba se apresenta na delegacia

IPABA – O carpinteiro e comerciante José Osvaldo Teixeira, de 37 anos, se apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Ipaba no final da manhã desta quarta-feira (29). Acompanhado do advogado Celso Emygdio Alves, ele prestou depoimento ao delegado Ricardo Cesari e confessou ter tentado matar Marciano Sousa Basílio, 22, que foi baleado na cabeça último domingo (26) e socorrido em estado grave ao Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, onde permanecia internado. José Osvaldo alegou legítima defesa. A Polícia Civil investiga.

“Tão logo a tentativa de homicídio ocorreu, eu empenhei todos os investigadores aqui da delegacia de Ipaba e exigi a mais rápida apuração do caso. O autor do crime foi identificado, mas estava foragido. Já na apresentação, ele confessou que estava escondido no mato e com medo de represálias de familiares e amigos da vítima”, informou Ricardo Cesari, afirmando que José Osvaldo resolveu admitir que tentou matar a vítima porque se sentiu pressionado. “Ele nos confessou, informalmente, que o cerco estava se fechando, já que nossos policiais tinham pistas e indícios de sua localização no matagal. Uma operação estava programa para esta quarta-feira: faríamos uma varredura no local que ele estava refugiado”, revelou o delegado.

A arma usada na tentativa de assassinato, uma garrucha de cano duplo calibre 22, foi entregue pelo comerciante na delegacia. “Vou tocar o inquérito e acredito que no máximo até a próxima segunda-feira o remeterei à justiça”, prometeu Ricardo Cesari. O autor confesso do crime prestou depoimento e foi liberado. “Se nós tivéssemos capturado José Osvaldo nesta quarta-feira, eu iria entrar com uma representação de prisão preventiva junto ao Poder Judiciário. Entretanto, isso não é necessário, pois a apresentação na delegacia foi espontânea e também temos ciência da localidade que ele vai residir e pernoitar”, explicou Cesari, lembrando que o comerciante não tinha passagens na polícia até tentar matar Marciano.

Legítima defesa
José Osvaldo conversou com o jornal VALE DO AÇO e reiterou que não teve outra saída a não ser atirar contra a vítima. “Em dezembro, o Marciano quebrou duas portas do meu bar e também uma mesa de sinuca. Neste domingo, eu fui buscar um refrigerante quando ele veio e me agarrou por trás, falando que ia me matar. Eu corri dele, que continuou vindo atrás de mim. Virei para trás e disparei dois tiros. Eu já estava armado, pois passei a andar com a garrucha na cintura desde o fim do ano, pois Marciano dizia que ia me matar”, declarou o comerciante, que ratificou: “Andava armado para a minha defesa, pois eu nunca tive a intenção de assassinar ninguém!”.

José Osvaldo afirmou que conhece Marciano desde quando ele era uma criança. “De uns tempos para cá ele só arrumou problemas com outros: só de brigas eu já vi umas cinco. Ele tem muitos inimigos em Boachá”, afirmou.

José Osvaldo relatou ainda que, antes de tentar Marciano, chegou a prestar queixas contra ele na delegacia. “Uma vez ele foi ouvido e liberado e depois ficou em frente ao bar como uma faca, batendo-a em uma árvore. Eu nunca tive problema com ele, que tem raiva de mim por causa de alguma coisa que eu não sei”, acrescentou o comerciante. Ele finalizou: “Tenho cinco filhos para tratar e tenho que trabalhar. Nunca tive problemas com a justiça, trabalho com bar e também sou carpinteiro. Não posso ir para a cadeia.”

Ajuda divina
O pai de Marciano, o pastor evangélico João Basílio da Silva, 45, teve que parar o culto que ministrava na noite de domingo para salvar a vida do próprio filho. Graças à intervenção dele, o rapaz  não recebeu outros disparos e sobreviveu. “O problema do meu filho com José Osvaldo é uma encrenca passada. Vieram me avisar na hora que Marciano foi baleado. Saí correndo da mesma forma que eu estava dirigindo um trabalho da igreja, com paletó e gravata”, descreveu João Basílio. “Fui conversar com José Osvaldo, que tentou atirar mais duas vezes contra meu filho, pois queria acabar de matá-lo. Deus interveio e me deu a vitória, pois a arma falhou. Os tiros mascaram e Marciano foi salvo”, completou João Basílio, acreditando o filho só está vivo por “milagre divino”.


Delegado diz que crimes em Ipaba estão elucidados
 

Nas últimas semanas, a Polícia Militar registrou uma série de crimes contra a vida em Ipaba. Conforme o delegado Ricardo Cesari, todos já estão praticamente elucidados. “A cidade passou por um momento um tanto quanto conturbado, pois nós tivemos três tentativas de homicídio e um assassinato consumado. Eu posso afirmar com toda a convicção que a Polícia Civil já está com 90% das investigações em andamento. Já temos as autorias de todos esses crimes e só está faltando apurar a eventual participação de comparsas. Essa semana eu freqüentarei o fórum para pleitear as medidas cautelares necessárias para colocar todo mundo atrás das grades”, prometeu o delegado.
JVAONLINE

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe