Pesquise Aqui!

11 de ago. de 2009

Minas confirma óbitos e anuncia R$ 3,5 mi contra Gripe A

MINAS GERAIS - Durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (10), para divulgar a confirmação de três óbitos por Influenza A em Minas Gerais, a subsecretária de Política e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Helidéa de Oliveira Lima, ressaltou que as ações de prevenção e combate da doença estão em curso desde a notificação do primeiro caso suspeito.

Ela anunciou, ainda, um investimento do Governo de Minas de R$ 3,5 milhões, direcionado para contratação e treinamento de profissionais.

Outro ponto abordado na coletiva foi a realização de exames para confirmação da Influenza A (H1N1) na Fundação Ezequiel Dias (Funed). A previsão é de que no máximo em 15 dias os exames sejam realizados na instituição e o envasamento de 14 mil tratamentos para o combate a doença.

Os exames realizados pela Fiocurz confirmaram o óbito de uma mulher de 25 anos, no dia 27 de julho em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que possuía histórico de doença pulmonar anterior; de um homem de 54 anos, morador de Ipaba, no Leste do Estado, que faleceu no dia 23 de julho em Ipatinga, com exame positivo para meningite; e uma mulher de 44 anos, moradora de Congonhal, no Sul de Minas, hipertensa, que faleceu em Pouso Alegre no dia 30 de julho. Outros dez óbitos continuam em investigação e três foram descartados com diagnóstico para Gripe comum (Influenza Sazonal).

“Temos muito pesar pela perda destas três vidas, mas estes números estão dentro da taxa de letalidade da doença. O importante é que a SES vem fortalecendo as ações de enfrentamento da Influenza A em todo o Estado e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde há transmissão sustentada. Estamos capacitando equipes para o manejo correto com os pacientes, contratando profissionais, aumentando leitos e providenciando o remanejamento das cirurgias eletivas do Hospital Eduardo de Menezes para a liberação de mais leitos, caso seja necessário”, disse.

Além disso, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos, exceto os referentes a câncer, no Hospital Governador Israel Pinheiro do Ipsemg foram adiados. O hospital também conta com 11 leitos disponíveis na UTI e a previsão é que na próxima semana sejam ativados mais 14, sendo 10 adultos e 04 pediátricos.

Balanço

Minas Gerais tem nesta segunda-feira (10), até o momento, 528 casos suspeitos e 179 casos confirmados de Influenza A. Há 317 descartados.

Os 10 óbitos em investigação são:

- Barbacena

Gestante, 22 anos, moradora de Barroso, óbito em 05/08

- Belo Horizonte

Mulher, 34 anos, óbito em 06/08 (Hospital Eduardo de Menezes)

- Montes Claros

Homem, 24 anos, óbito em 29/07

- São Sebastião do Paraíso

Menina, 1 ano e 4meses, óbito em 24/07

- Viçosa

Gestante, 27 anos, óbito em 04/08

Mulher, 53 anos, óbito em 05/08

- Coromandel

Mulher, 50 anos, óbito em 28/07

- Uberlândia

Homem, 40 anos, óbito em 27/07

- Além Paraíba

Homem, 26 anos, óbito em 08/08

- Januária

Adolescente (feminino), 16 anos, óbito em 04/08

Os três óbitos descartados são:

- Belo Horizonte

Homem, 48 anos, óbito em 31/07 (Hospital Risoleta Neves)

Mulher, 24 anos, óbito em 05/08 (Hospital Villa da Serra)

Homem, 54 anos, óbito em 02/08 (Hospital Santo Ivo)

Agência Minas

Um comentário:

Soraya disse...

Fico perplexa de ver como adultos sem escrúpulos tem coragem de fotografar um criança de tenra idade beijando o focinho de um suíno... Que ridículo!

Voz do Povo

Compartilhe