Pesquise Aqui!

10 de ago. de 2009

Vírus H1N1 em Ipaba/MG


Homem que morreu de gripe suína em Ipatinga adoeceu durante romaria religiosa em SP

JVA (DA REDAÇÃO) O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Anchieta Poggiali, confirmou em coletiva, na tarde desta segunda-feira (10), a primeira morte de paciente contaminado pelo vírus da ‘gripe suína’ (Influenza A H1N1) no Vale do Aço. Também participou da entrevista o secretário municipal de Saúde, Juliano Nogueira. A informação oficial é de que um homem da cidade de Ipaba, que ficou internado por uma semana no Hospital Márcio Cunha, contraiu o vírus em uma viagem à cidade de Aparecida do Norte-SP.

O homem teria apresentado os sintomas da nova gripe ainda durante a viagem de volta, o que não é confirmado pela família. Anchieta disse que após chegar da romaria, o paciente passou mal e foi internado no Hospital Márcio Cunha. A morte aconteceu em 23 de julho, num quadro que evoluiu para meningite. A Vigilância Epidemiológica de Ipatinga assegurou que teria monitorado as pessoas que tiveram contato com o paciente, sem que nenhuma delas tivesse apresentado sintomas da nova gripe.

A reportagem do jornal VALE DO AÇO deslocou-se até a cidade de Ipaba, na tarde desta segunda-feira (10), e teve contato com a família da primeira vítima fatal de ‘gripe suína’ na região. O paciente que contraiu o vírus Influenza A e que ficou internado por uma semana em Ipatinga seria Sebastião Santana Guerra. Curiosamente, sua esposa Teresinha Pereira de Souza, de 60 anos de idade, disse que ele tem 62 e não 54 anos. Era aposentado, e residia no Bairro Vale Verde, localidade que fica 7 km distante da sede da cidade. A casa da família está situada à margem da BR-458.

Com alguma reserva e dizendo-se ainda preocupada, a viúva contou que o marido foi para Aparecida do Norte no dia 10 de julho, uma sexta-feira. Ele retornou três dias depois, na segunda-feira, dia 13 de julho. Após apresentar um forte quadro de gripe que não passava e, pelo contrário, só ia se agravando, a família decidiu levar Sebastião para o Hospital Márcio Cunha. A internação ocorreu no dia 18 de julho.
A filha de Sebastião, Maria Aparecida Guerra Silva, de 40 anos, disse que o pai ficou internado por quase uma semana, até vir a óbito, no dia 23 de julho, às 15h.

O aposentado tinha oito filhos e foi sepultado no dia 24 de julho, na cidade do Bugre. Sem maiores informações, alguns familiares perguntavam se alguém em Ipatinga estaria providenciando remédios para protegê-los. Eles acrescentaram terem sido informados de que a Vigilância Epidemiológica de Caratinga iria visitá-los, o que até a tarde desta segunda não havia ocorrido.

Alerta


Anchieta Poggiali informou que a região registrou 26 casos suspeitos da gripe A. Desse total, quatro foram descartados. Entre os cinco confirmados aconteceu o primeiro óbito. Seis pacientes ainda dependem de coleta para exame e outros 11 casos estão sendo analisados.

“A região está em alerta, e a GRS tem tomado todas as medidas para prevenir o surgimento de novos casos. Estamos distribuindo kits nas escolas estaduais contendo material informativo, luvas e máscaras descartáveis”, destacou o diretor da Gerência.

Outros mortos

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta segunda-feira outras duas mortes por ‘gripe suína’ no Estado. Uma mulher de 25 anos, moradora de Betim, morreu em 27 de julho. A outra vítima também é uma mulher, de 44 anos, da cidade de Pouso Alegre. Em todo o Estado, há 171 casos confirmados da doença e 548 suspeitos. Outros 11 casos ainda estão sob investigação.

Prisões

Em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento da ‘gripe suína’, a Secretaria de Estado de Defesa Social adotou uma série de medidas no sistema prisional do Estado, entre elas a suspensão de visitas a detentas grávidas, ampliação dos horários de banhos de sol entre os presos e o uso de máscaras pelos agentes penitenciários nos dias de visita.

Aulas

As atenções foram redobradas nesta segunda-feira, em função da volta às aulas dos quase 5 milhões de estudantes da rede pública de ensino e outros milhares da rede particular.

Mesmo tendo feito treinamento informativo sobre a ‘gripe suína’ com educadores, motivo pelo qual a volta às aulas foi adiada por uma semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reconhece que o momento é de atenção, pois com o inverno e o fluxo maior de pessoas retornando às atividades é esperado aumento no número de casos de contaminação em território mineiro nos próximos dias.


Paciente foi internado cinco dias depois de retornar de viagem

Fonte: JVA

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe