Pesquise Aqui!

8 de out. de 2009

Ipabense morre esmagado por eucalipto em Paraíso

Morador de Ipaba se acidentou quando trabalhava em área de reflorestamento da Cenibra. Supervisor disse não ter entendido procedimento usado por vítima    


IPABA/PARAÍSO – Esmagado por um eucalipto, o operador de motosserra Pedro Alves Pereira, de 55 anos, morreu no início da manhã desta quinta-feira (8), em uma área de reflorestamento da Cenibra, na zona rural de Santana do Paraíso – num local conhecido como Córrego da Coruja. O corpo foi retirado do local por militares do Corpo de Bombeiros e, depois dos trabalhos do perito Izaque Vasconcelos, da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC), removido ao Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga.

Um dos companheiros de trabalho de Pedro, o ajudante Joaquim do Santos da Cruz, 51, descreveu como tomou conhecimento do acidente. Ele relatou que, de repente, notou que a motosserra usada pelo companheiro funcionava incessantemente, desconfiando que houvesse algo errado.

Pedro Alves perdeu a vida no início da manhã desta quinta 

Joaquim trabalhava há cerca de 300 metros do local onde Pedro morreu. De longe, ele começou a gritar pela vítima, que não respondia. O ajudante então resolveu se aproximar do local e se deparou com uma cena que jamais irá esquecer: o cadáver esmagado pela tora de eucalipto.

Desesperado, Joaquim chamou o supervisor da área, Rafael Soares da Costa, 38, que, por sua vez, acionou o socorro do Corpo de Bombeiros de Ipatinga. Quando os militares chegaram ao local, Pedro já estava sem vida.

O acidente

Em suas análises, o perito Izaque tirou algumas conclusões. Ele constatou que, primeiro, Pedro serrou o eucalipto que o esmagou. A árvore tombou parcialmente, ficando apoiada a galhadas de outros dois eucaliptos. A vítima foi então até esses dois eucaliptos e começou a serrar um deles, o que fez com que o eucalipto que estava tombado - e que ele havia serrado primeiro - caísse em cima de seu corpo.

O supervisor Rafael disse que não entendeu o procedimento tomado por Pedro no corte das árvores. Segundo ele, a vítima passou recentemente por cursos e treinamentos de como operar corretamente uma motosserra.

Ainda de acordo com Rafael, o procedimento correto seria cortar o eucalipto que havia tombado aos poucos. 

Morador de Ipaba

Pedro residia na Avenida do Contorno, no centro de Ipaba. Há dois anos e oito meses, ele era funcionário da empreiteira Morais Comércio e Serviço LTDA, que presta serviços para a Cenibra.
Fonte: JVA


Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe