Pesquise Aqui!

20 de mai. de 2010

Motorista é indiciado por homicídio culposo

Inquérito concluído


IPATINGA – A Polícia Civil remeteu à Justiça, nesta quinta-feira (20), o inquérito sobre a morte da garota Mariana Martins Silva, de apenas sete anos. Ela perdeu a vida há pouco mais de um mês, quando pedalava uma bicicleta e caiu debaixo das rodas de um tanque pipa acoplado em um trator agrícola, na Avenida Manoel Machado, em Ipaba. O motorista do veículo, José Moreira Neto, de 45 anos, foi indiciado por homicídio culposo – quando não se tem a intenção de matar.


O delegado Ricardo Cesari conversou com jornal VALE DO AÇO e deu detalhes de como transcorreram as investigações. “Concluímos ao longo do inquérito – baseado principalmente no excelente laudo pericial, que foi feito pelo perito criminal Roberto Ferreira Correa – pela culpa do motorista da máquina agrícola, o senhor José Moreira Neto. Foi possível constatar que a criança Mariana conduzia a bicicleta no sentido correto da via. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que, na ausência de uma ciclovia ou de um acostamento, as bicicletas têm preferência sobre veículos automotores. E foi exatamente essa norma técnica que não foi observada pelo motorista do trator. Ou seja, antes de fazer uma conversão para a direita, ele devia ter dado preferência à bicicleta da garota”, explicou o policial civil.


José Moreira não poderia estar dirigindo o trator quando atropelou Mariana, já que possui Carteira Nacional de Habilitação AB (carro de passeio e moto). “Estou indiciando o investigado pela prática de homicídio culposo, praticado na direção de veículo automotor e com uma qualificadora. Embora o motorista fosse habilitado, ele não estava apto para conduzir aquele tipo de veículo. José Moreira é habilitado na Categoria AB, o que lhe permite conduzir automóveis de passeio e motocicletas. Ele não tem habilitação para conduzir um trator agrícola acoplado ao semi-reboque, o que exigiria, conforme a legislação do Código de Trânsito Brasileiro, a categoria C, o que não é o caso. Então, ele está sendo indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor, qualificado por não ser habilitado”, revelou Cesari.


Fuga após o acidente


No dia da tragédia com Mariana, testemunhas chegaram a afirmar que José Moreira teria fugido após o acidente, omitindo socorro. “Quando instaurei o inquérito, eu tinha quase que convicção que ao final das investigações José Moreira seria indiciado também na forma qualificada por ter omitido socorro à vítima. Só que ao concluir o inquérito, eu afastei essa qualificadora porque o conjunto probatório demonstrou que ele parou o trator agrícola, foi até a vítima e se desesperou naquele momento, inclusive porque a menina era vizinha dele, e constatou que já não havia possibilidade de socorro. Quando começou a aglomerar populares em torno do acidente, ele entrou em contato com o chefe dele, que o orientou por bem que deixasse o local até para resguardar sua integridade física. Naquelas circunstâncias seria muito provável que a revolta de populares acabasse se voltando contra José Moreira. A integridade física dele estava ameaçada, então por isso que eu afastei a qualificadora da omissão de socorro”, discorreu.


Acidente


Mariana caiu debaixo das rodas do tanque pipa acoplado no trator agrícola dirigido por José Moreira. A menina sofreu morte instantânea. O acidente aconteceu no final da tarde do dia 15 de abril. Segundo testemunhas, o tanque pipa molhava o asfalto quando virou rumo à Rua Serafim Pacheco. A bicicleta que Mariana estava ficou expremida entre a calçada e o veículo. Ela se desequilibrou e caiu no asfalto com a cabeça debaixo das rodas. Nascida em Portugal, Mariana morava em Ipaba com os avôs há cerca de dois anos.

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe