Pesquise Aqui!

26 de ago. de 2010

Consep Ipaba rejeita o CIA

Leonardo

Conselho Comunitário entende que Centro de Internação de Adolescentes seria mais uma penitenciária em Ipaba 

IPABA – O Centro de Internação de Adolescentes (CIA) voltou a ser tema de discussão. Na última segunda-feira, representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA) se reuniram com a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública, em Ipaba, para discutir a possibilidade da construção de uma unidade do CIA no município.

O assunto foi retomado depois que a Cenibra disponibilizou um terreno, que fica no município, para a construção da unidade. Várias áreas ainda estão sendo analisadas. Mas o assunto já virou polêmica, porque o Consep de Ipaba não aprova a construção do Centro na cidade.
De acordo com o presidente do Conselho, Hamilton Gomes dos Reis, a cidade já vive em situação de risco por causa da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho.
A população, segundo ele, sofre uma pressão psicológica por saber que dentro da cidade existe uma penitenciária. “Tivemos rebeliões e isso deixa as pessoas temerosas, além das famílias dos presos que se mudaram para cá. Se construírem o CIA aqui, será nada mais nada menos que outra penitenciária”, considera.
Apesar de discordar da construção do Centro de Internação em Ipaba, Hamilton reconhece a sua necessidade, mas acredita que esta unidade precisa ser construída em uma localidade com maior infraestrutura. “A unidade precisa ser construída, mas não em Ipaba, porque iríamos ficar no meio de duas penitenciárias. Acho que Ipatinga seria o melhor local pra isso. Quando se quer e tem recurso, é possível resolver a questão da área, basta ter interesse. Se tiver empenho consegue sim, afinal a Dênio Moreira é construída no topo do morro”, conclui.

Negociação
A construção do Centro de Internação de Adolescentes é uma discussão que já se arrasta há anos. O primeiro terreno apresentado ao governo do Estado para a construção da unidade fica ao lado do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp). No entanto, o governo não aprovou o local, alegando que seria necessária uma terraplanagem e isso geraria gastos ainda maiores que o previsto.
Outra alternativa foi apresentada: uma área que fica no Distrito Industrial de Ipatinga, mas essa possibilidade também foi rechaçada pelos empresários daquela unidade. Até hoje nenhuma outra área foi apontada para a construção do CIA. A maior preocupação das autoridades policiais, promotoria e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente é o aumento das ocorrências que envolvem menores de 18 anos.
Via de regra, os adolescentes infratores não são presos por falta de um local adequado. Quando cometem algum crime, eles são conduzidos para a delegacia, ouvidos e liberados. Com isso, também cresce o número de reincidência dos menores de idade no crime.
Desinteresse
Leonardo Oliveira Rodrigues, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, disse que o objetivo da reunião foi sensibilizar o Consep de Ipaba, mas se sentiu decepcionado pela falta de interesse. “Eles não mostraram interesse algum, e isso deixa a gente desanimado. Mas, por outro lado a iniciativa privada tem nos incentivado ao manifestar interesse em colaborar, como foi o caso da Cenibra”, afirmou.
Ainda de acordo com Leonardo, a discussão será levada para outros municípios fora da comarca de Ipatinga. “Coronel Fabriciano já se manifestou e estamos em fase de negociação. Para este ano, o valor de R$ 7 milhões previstos para a construção do CIA não entrou no orçamento. Mas, queremos que entre para o próximo ano”, concluiu.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena que tudo que começa bem e tem tudo para ir bem até o fim em ipaba, acaba se misturando nas questões politicas partidárias e se tornam e nao alcaça seu objetivo. Este órgão funciona muito bem em outras cidades. Mas quando politicos ou politiqueiros "metem o bico" nestas ongs elas se tornam a mesma bagunça. Sei que existem pessoas sérias aí. mas que pena... "Estão se misturando com porcos e podem comer farelo..."

Voz do Povo

Compartilhe