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19 de abr. de 2011

Acesso a Ipaba ganha alça rodoviária

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Construção do trevo de Ipaba na BR-458 começou esta semana

Usuários da BR-458 esperaram por trevo há 25 anos 
 
IPABA – Os usuários da BR-458 que trafegam no sentido de Ipaba passarão a contar com mais segurança nos próximos meses, quando estiver concluído o trevo localizado no KM 133 da rodovia. Esta semana começaram as obras que permitirão uma entrada e saída mais seguras em um trecho marcado por acidentes graves. A alça de acesso está em construção na primeira entrada para a cidade vizinha, no sentido Ipatinga/Ipaba. Até agora, o acesso mais seguro, mas não menos problemático, é a antiga estrada da penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, nas proximidades do povoado de Vale Verde.
Quem transita diariamente entre Ipaba e Ipatinga prefere usar o acesso mais curto, que é a estrada velha de acesso à cidade. Entretanto, a entrada sem um trevo adequado, localizada no fim de uma reta no sentido Ipatinga/Iapu e em uma curva para quem trafega no sentido contrário, gerava situações de risco. O secretário de obras de Ipaba, Edson de Souza Ribeiro, conta que há mais de 25 anos os usuários da estrada pediam a melhoria da segurança no local. Na reforma da BR-458 em 2005 chegou a ser anunciado que o Batalhão de Engenharia do Exército, responsável pela obra, construiria um trevo no local, mas o projeto não foi incluído na reforma da estrada.
Passados seis anos houve um entendimento entre o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e o Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a realização da obra. O DER ficou responsável pela terraplanagem necessária e o Dnit ficará com a parte da adequação do trevo, pois essa intervenção só poder feita pelo órgão federal, responsável pela administração da BR-458.
Ao acompanhar as obras esta semana, o prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves (PMDB) disse que foi preciso fazer gestões junto aos órgãos do Estado e da União para que a obra saísse. “Conseguimos provar que essa obra é uma necessidade para a segurança dos usuários da estrada”, explica o prefeito.
Geraldo dos Reis acrescentou que a maior dificuldade foi o fato de a estrada – cujo percurso é o mais curto para se chegar na sede do município - não ser nem do município nem do estado. Por enquanto, a estrada é mantida pelo município, que nos próximos dias deverá intervir com uma operação tapa buracos. Após o período chuvoso a via tem crateras em vários pontos. “Vamos ter que nos virar com os próprios recursos para melhorar as condições da estrada”, informa o prefeito.
Outra expectativa da administração municipal é em relação a redução no custo da passagem para Ipaba, em torno de R$ 0,40. A passagem, que custa hoje R$ 3,65 poderá cair para R$ 3,25. Atualmente, sem o trevo, o ônibus da Univale, que faz a linha Ipatinga/Ipaba não pode entrar na estrada mais curta pelo acesso que vai até a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, o que pesa na definição da tarifa. A partir da construção do trevo, os coletivos terão encurtadas a viagem em 7 quilômetros, 14 km se somadas a ida e a volta. “Já está acertado com a Univale que haverá essa queda de no mínimo R$ 0,40 na passagem. Isso será importante porque os empregadores em Ipatinga reclamam do custo do vale transporte para os trabalhadores de Ipaba. Vamos lutar para que a redução na tarifa seja maior do que os R$ 0,40”, explica o prefeito.

Efeitos
O empresário Carlos Sabino, da Prisma Engenharia, conta que passa pelo local pelo menos seis vezes por dia. O trecho recebe o tráfego de caminhões da Cenibra, empreiteiras e da comunidade, o que no entendimento de Carlos é mais do que justificativa para a construção do trevo. A expectativa de Carlos Sabino é que o trevo crie melhores condições de segurança para os motoristas que entram em saem de Ipaba.

Alex Ferreira
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Palco de constantes acidentes, entrada para Ipaba ganhará trevo

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Voz do Povo

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