Pesquise Aqui!

15 de abr. de 2009



IPABA/FABRICIANO
- Os alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participam, nesta quarta-feira, de uma visita técnica às dependências da Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, em Ipaba. Os estudantes estarão acompanhados pelo coordenador do curso, Wallace Carvalho, e pelo professor Fernando Celso Gardesani.

O principal objetivo da atividade, que começa às 7h30, é familiarizar os estudantes com a realidade carcerária brasileira, o que, de acordo com Wallace Carvalho, a teoria ministrada em sala de aula não consegue transmitir. “Precisamos preparar nossos alunos para o que os espera além das salas de aula. Com essa visita, os estudantes terão contato com a realidade criminal no que diz respeito ao cumprimento das penas, proporcionando uma vivência que a academia, por si só, não pode produzir”, ressaltou o coordenador.

Modelo
Apontada como modelo nacional no processo de ressocialização de presos, a Penitenciária Dênio Moreira Carvalho tem capacidade para 348 detentos e desenvolve uma extensa frente de trabalho, viabilizada por parcerias com empresas da região. Em média, 86,2% dos presos trabalham nas áreas de marcenaria, tornearia mecânica, padaria, lavanderia industrial, fabricação de uniformes, serralheria, criação de gado, fabricação de tijolos ecológicos e reciclagem. Quase 46% dos detentos dão continuidade a seus estudos, matriculados no ensino médio ou fundamental.

Atualmente, todas as 45 unidades prisionais de Minas abrigam cerca de 18 mil detentos, dos quais apenas 19,44% trabalham e 27,77% estudam. Diante dessa realidade, no ano passado a Dênio Moreira Carvalho foi apontada como uma das dez melhores penitenciárias do país pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Carcerária da Câmara Federal, deputado Domingos Dutra.

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe