Pesquise Aqui!

12 de fev. de 2010

Ouvir música durante o trabalho pode prejudicar seu desempenho


Retire os fones de ouvido do seu iPod ou desligue o som, se você está estudando para uma prova ou realizando uma tarefa importante. O que você ouve enquanto tenta concentrar-se pode lhe confundir e prejudicar sua capacidade de memorizar e recordar informações.
Essa é a conclusão de um novo estudo que afirma que escutar música parece prejudicar a concentração em tarefas, bem como a capacidade de lembrar.
Na pesquisa, 25 pessoas com idades entre 18 e 30 anos foram examinadas em sua capacidade de recordar informações ao escutar vários sons.
Elas foram convidadas a recordar uma lista de oito consoantes em uma ordem específica. Os participantes foram testados em várias condições diferentes: em um ambiente silencioso, enquanto tocava uma música que eles gostavam, e enquanto tocava uma música que eles não gostavam.
Eles também foram testados enquanto uma voz repetia o número de três várias vezes, e enquanto uma voz falava números de um dígito ao acaso.
Os participantes do estudo apresentaram o melhor desempenho em um ambiente silencioso ou ao ouvir uma voz repetir o número três sem parar – o que os pesquisadores chamaram de um ambiente de estado estacionário.
O pior desempenho ao ouvir música e sons em estado de mudança é devido à variação acústica dentro desses ambientes. Isso prejudica a habilidade de recordar a ordem dos itens, através de ensaios, dentro da lista apresentada.
Os pesquisadores concluem que, para reduzir os efeitos negativos da música de fundo enquanto tenta recordar informação em uma ordem específica, as pessoas devem realizar a tarefa em silêncio ou apenas ouvir música antes de executar a tarefa.
Ouvir a música que você prefere antes, ao invés de ao mesmo tempo, inclusive melhora o desempenho da tarefa, segundo os estudiosos.
Os pesquisadores dizem que esse estudo não significa necessariamente negar as descobertas de cientistas na década de 1990 que concluíram, entre outras coisas, que escutar a música de Mozart aumenta a concentração, o chamado Efeito Mozart.
Os estudos do Efeito Mozart têm mais a ver com a intervenção terapêutica da música, e não com executar tarefas enquanto uma música de fundo está sendo tocada. Ouvir música antes de desempenhar a tarefa realmente aumenta a disposição e excitação, e isso definitivamente não é o caso de quando se tenta recordar a informação enquanto uma música de fundo toca.
Os pesquisadores dizem que suas descobertas podem ter implicações para o estudo de habilidades, principalmente nos alunos que normalmente estudam para exames escutando música. [WebMD]

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe