Pesquise Aqui!

24 de out. de 2011

TSE determina posse de novo prefeito em Ipaba

Imbróglio eleitoral termina a pouco mais de um ano do término do mandato 

IPABA – O titular da Prefeitura de Ipaba deve mudar nos próximos dias. Em pauta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante reunião realizada na quinta-feira (20), o plenário da Corte deferiu o registro que havia sido negado em segunda instância ao vencedor das eleições em 2008, José Vieira de Almeida (DEM).
Diante do imbróglio jurídico que se arrastou nos últimos dois anos e 10 meses, o segundo colocado, Geraldo dos Reis Neves (PMDB), foi quem administrou a cidade. Para que ocorra a transição da chefia no Executivo ipabense, é aguardada a publicação do acórdão ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Depois disso, o TRE irá comunicar a juíza da Comarca local para que a Câmara de Vereadores dê posse ao novo prefeito. A expectativa é de que todo o processo ocorra entre dez a vinte dias.
A decisão do TSE ocorreu por decisão unânime dos ministros. O entendimento foi no sentido de que José Vieira, considerado inelegível por um período de cinco anos pelo Tribunal de Contas da União em 2002, estaria apto a concorrer a um novo pleito em 2008.
“Os ministros consideraram que José Vieira se encontrava elegível ao pedir o registro de candidatura porque o prazo de cinco anos de inelegibilidade do político, contados a partir da primeira decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), já estava esgotado”, endossa o TSE.
O político, ex-prefeito de Ipaba, ficou sem condições de se candidatar após o TCU entender como insanáveis as irregularidades encontradas na aplicação de R$ 50 mil recebidos pelo município em 1995, por meio de convênio entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Insatisfeitos
Dos cidadãos ouvidos pela reportagem sobre a nova mudança na administração municipal, há a preocupação com a continuidade dos projetos em andamento. Dentre as iniciativas citadas estão a pavimentação em torno da lagoa do bairro Nossa Senhora, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto no distrito Vale Verde e o recapeamento das vias do Centro da cidade.
 
  
Tamires Fernandes, vendedora “Para mim, não muda nada. Tanto faz qualquer um dos dois. Não acontece nada de diferente mesmo”.





  Joaquim Graciliano, aposentado “Essa decisão vai prejudicar a administração da cidade. Não será fácil garantir a execução do que foi iniciado. O novo prefeito terá pouco mais de um ano para começar a entrar no ritmo. Aí, acabou o tempo dele. Tinha que continuar como está”.



Procurado pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO para comentar a decisão do TSE que o colocou na chefia do Executivo, José Vieira de Almeida afirmou que irá dar continuidade aos projetos iniciados.
“Vamos priorizar as necessidades que não foram feitas e garantir a continuidade dos projetos em andamento. Meu objetivo é cumprir o restante deste mandato da melhor maneira possível para os cidadãos ipabenses”, declarou o vencedor das eleições de 2008, que está prestes a assumir o governo.
Na outra ponta, o segundo colocado em 2008 e atual mandatário, Geraldo Neves, vê a situação com preocupação. “Temos projetos de grande vulto para a sociedade, que dependem de uma atuação administrativa forte. Vou cumprir a determinação da Justiça Eleitoral. Entretanto, me preocupo com o andamento da cidade”, pontua Geraldo da Farmácia, como o prefeito é popularmente conhecido.
Questionado se irá recorrer da decisão do TSE, o então prefeito de Ipaba assegurou que não pretende disputar a chefia do Executivo nos tribunais. “Este mandato está perto do fim. Vou aproveitar esse período para descansar e me organizar politicamente para as eleições do ano que vem. Desde já quero afirmar que sou pré-candidato”, revela o prefeito, que deverá ser afastado do cargo daqui a alguns dias.

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe