Pesquise Aqui!

8 de nov. de 2012

Marquinhos do Odilon projeta vida nova para cidade


JOVEM PREFEITO DIZ QUE UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS É TRAZER INFRAESTRUTURA PARA O VALE VERDE. MAS PLANEJA CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA E ACREDITA QUE EM TRÊS ANOS A CIDADE SERÁ VISTA COM OUTROS OLHOS PELOS EMPRESÁRIOS 

Divulgação 

MARQUINHOS DO ODILON exemplifica a situação crítica do Vale Verde na área de segurança: segundo ele, “o distrito tem 4.000 habitantes e nenhum policial”
DA REDAÇÃO – Eleito no último dia 7 de outubro com 5.691 votos, Edimarques Gonçalves Teixeira, mais conhecido como Marquinhos do Odilon, assumirá pela primeira vez a cadeira do Executivo de Ipaba. Vereador em 2004, o representante da coligação ‘Ipaba de Cara Nova’, de apenas 33 anos, foi o candidato vitorioso das eleições ipabenses em 2012, conquistando 52,6% da preferência do eleitorado. Em entrevista exclusiva ao JORNAL VALE DO AÇO, o prefeito falou sobre o seu projeto para a cidade durante o mandato, sobre a criação da UPA – Unidade de Pronto-Atendimento de Ipaba, do Distrito Industrial, além do que o cidadão poderá esperar do novo prefeito e do vice, Sargento Thaim.

A equipe de transição de Marquinhos deverá começar os trabalhos na prefeitura no dia 3 de dezembro. Será formada por Nilson Franco (Saúde), Professora Norma (Educação), Dr. Hernane e Dr. Ismael (Jurídico) e Eliseu (Contabilidade). A data foi indicada pelo atual prefeito, José Vieira (DEM).

Não foi a primeira candidatura de Marquinhos do Odilon para prefeito na cidade. Em 2008, ele já havia concorrido, mas não venceu. Aprendeu muito, se preparou melhor, e montou a coligação ‘Ipaba de Cara Nova’ (PDT, PP, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PSB, PRP, PT do B), conquistando a maioria absoluta dos votos. Ele aponta a preparação e a estruturação de um projeto para a cidade como os principais fatores que diferenciam a derrota de 2008 para a vitória de 2012. “Eu comecei meu mandato para vereador em 2004, me preparando para a reeleição em 2008. Mas em 2007, vi a necessidade de um novo projeto para Ipaba, e coloquei meu nome na disputa do executivo. Hoje vejo que foi um projeto precoce. Tivemos apenas um ano para montar a candidatura. Faltou uma base, e sem base não se chega a lugar nenhum. O eleitor de Ipaba chegou a levar um choque com o meu nome para prefeito, mas mesmo assim consegui 26% dos votos, enquanto o prefeito eleito teve 36%. Aí é que entra o diferencial para a campanha de 2012. Nesta, trabalhamos para estabelecer uma base. Não somente política, mas de propostas que representassem a real necessidade da cidade. Eu busquei fortalecer a minha base aliada, e agregar pessoas e lideranças ao nosso projeto”, explicou o novo prefeito.

Desafios
O prefeito já começa a se preparar para os quatro anos de mandato. O principal desafio que ele vê é relacionado ao distrito de Vale Verde. “Eu encaro este projeto como o principal desafio da nossa gestão: trazer infraestrutura para os 4.000 habitantes do Vale Verde. Não há saneamento básico, esgoto, pavimentação, não tem telefonia celular. Vamos fazer todo o trabalho de base, com saneamento, pavimentação e infraestrutura. O melhor lugar para se investir e desenvolver a cidade hoje é o Vale Verde. Estamos trabalhando para conseguir os recursos para a criação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Vale Verde, projeto este que já está aprovado junto à Funasa, e necessita de alguns ajustes”, afirmou. 

Distrito Industrial
Outro ponto importante que o prefeito apontou foi a criação do Distrito Industrial, que se tornará realidade em Ipaba. “É um passo para o desenvolvimento econômico do município. Hoje, Ipaba sobrevive do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), sem ICMS, quase nenhum ISS. Com o nosso Distrito Industrial a cidade inteira só tem a ganhar. Trabalharemos também pela formação de mão de obra. Estivemos buscando uma reunião com o presidente da FIEMG para começar a estruturar meios para capacitar a mão de obra de Ipaba. Estamos já começando também as conversas com a Cenibra, para a implantação do Centro de Iniciação Profissional em Ipaba. A ideia é capacitar 100% de mão de obra da nossa cidade. Em três anos, a cidade será vista com outros olhos pelos empresários”, declarou Marquinhos.

Janete Araújo 

Saúde e segurança
Pontos críticos na realidade de várias administrações em todo o país, saúde e segurança já estão sendo tratados pelo prefeito Marquinhos do Odilon. “Estive com o ex-secretário estadual de Saúde Mauro Pestana, e o atual, Antônio Jorge, que em parceria com o deputado Dinis Pinheiro nos garantiu a liberação de recursos para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Ipaba. Essa UPA atenderá o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Serão mais de 50 mil pessoas beneficiadas. Vamos também recuperar a Cia. da PMMG. Ela esteve na cidade até 2007, mas por falta de força política acabamos perdendo. Aumentaram os números de roubos, de assaltos, assassinatos. Vale Verde tem 4.000 habitantes e nenhum policial. Isso tem que mudar. O nosso vice-prefeito é o Sargento Thaim, especialista em segurança pública, e vamos fazer o melhor para a cidade”, disse Marquinhos.

O prefeito também falou sobre o projeto de revitalização da Lagoa da cidade, que ganhará pista de caminhada no entorno e será o principal cartão postal da cidade.
 
Representatividade política
O prefeito ressaltou o compromisso com as propostas apresentadas durante a campanha. “Existem recursos para trazermos o desenvolvimento da cidade, mas precisamos de bons projetos e força política, e temos os dois. O deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, está com a gente no projeto da UPA. Temos o apoio do deputado federal João Magalhães (PMDB), do deputado federal Welinton Prado (PT), do Secretário de Emprego e Renda do Estado de Minas Gerais, Carlos Pimenta (PDT), do Ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT), o deputado federal Carlos Melles (DEM), que é da Secretaria de Transporte e Obras públicas. Isso mostra a força da nossa coligação. Teremos uma nova cidade ao final desses quatro anos de mandato”, assegurou o prefeito.

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe