Pesquise Aqui!

24 de out. de 2010

Ipabenses permanecem presos nos EUA

 
IPABA – Passados dez meses desde o desaparecimento de uma família catarinense em Omaha, no estado de Nebraska, Estados Unidos, os ipabenses Elias Lourenço, 29, Valdeir Gonçalves Santos, 30, e José Carlos Oliveira, 35, permanecem presos naquele país como suspeitos de envolvimento no sumiço de uma família.
Em julho deste ano, a reportagem do DIÁRIO DO AÇO conversou com a família dos ipabenses. Na ocasião, os parentes não tinham nenhum contato com eles nos Estados Unidos. A reportagem voltou a procurar os familiares no município de Ipaba, que disseram manter contato com os acusados desde agosto. No entanto, eles informaram desconhecer detalhes sobre o andamento do processo. Sabem apenas que o consulado brasileiro em Boston contratou advogados para defender os suspeitos. Por enquanto, a informação é de que a polícia americana ainda não achou nenhuma prova que os incriminasse.
A dona de casa Maria Aparecida Gonçalves, 50, mãe de Valdeir, conta que passou a ter informações do filho desde julho, quando conseguiu contato com o consulado em Boston. Segundo ela, a ligação com o filho dura apenas 15 minutos. “E eu não falo quase nada daqui, porque quero saber notícias de lá. Mas a única coisa que ele me fala é que não existem provas contra eles sobre este desaparecimento”, conta.
Luzia Maria da Silva, 34, é esposa de Elias. Em Ipaba, ela cuida de três filhos do casal. Luzia acha injusto o marido estar preso até hoje, já que não há testemunhas e provas materiais que o incriminem. Ela afirmou manter contato periodicamente com o esposo e, por isso, acredita na sua inocência. “Meu marido saiu de Ipaba para trabalhar e não para matar ninguém e está sofrendo lá, comendo feijão e batatas cruas”, desabafa.
Segundo relata a mãe de Elias, Maria Lourenço Batista, 62, as ligações feitas pelos ipabenses dos Estados Unidos só são possíveis porque as famílias mandam dinheiro para que eles possam entrar em contato. “Meu filho sempre quer saber do meu estado de saúde e eu falo que está tudo bem, para acalmá-lo”, afirma.
Apesar da aflição vivida pelos familiares, eles ainda têm a esperança de que os presos sejam deportados pela Justiça local. Entretanto, não há previsão para isso acontecer. “Meu filho nunca deu um passo tão perdido como este, de ir para a América. Eu espero que ele volte ainda neste ano”, diz, esperançosa, a mãe de Valdeir.

Entenda o caso
O casal catarinense Vanderlei, 43, e Jaqueline, 44, mais o filho Christopher, 7, desapareceu misteriosamente no dia 17 de dezembro de 2009. Dois veículos da família foram localizados, mas não continham sinais dos brasileiros. Todos os pertences do casal foram encontrados no apartamento que ocupavam, localizado em Christian Community Center. Uma busca frustrada na residência da família foi feita por policiais.
Os três moradores de Ipaba trabalhavam para Vanderlei Szczepanik e são os principais suspeitos. Eles estão sob a custódia da polícia de imigração desde fevereiro, por se encontrarem em situação irregular no país. De acordo com a polícia, os cartões bancários dos Szczepanik começaram a ser utilizados no mesmo dia em que a família desapareceu. Câmeras de segurança mostram José, Elias e Valdeir sacando dinheiro e usando os cartões para comprar comida e roupas. Os três gastaram o total de US$ 4.347,89. O porta-voz da polícia de Omaha, Jacob Bettin, confirmou a existência de novas informações, mas disse que elas não podem ser reveladas. (Com informações do Jornal Comunidade News)
Jornal Diario do Aço

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem vê pensa que são inocentes.....a justiça tarda mas não falha.

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir a este maravilhoso jornal, para que acessassem o jornal de omaha EUA de ontem dia 28-10, vejam a noticia e o vídeo lá postado sobre este desaparecimento.O nome do jornal é ACTION3 NEWS.COM, estes moços que se dizem inocentes, terão muita coisa para explicar à policia americana, e se algum deles for menos culpado, que denuncie o mentor e executor, assim poderão aliviar sua pena.Obrigado.

Anônimo disse...

Pode ser que estes rapazes fiquem impunes, mas pelo que eu vi dia 28 ultimo, no jornal diario do aço, existem tambem marcas de sangue na casa do Vanderlei onde eles moravam, será que existem explicações para isso?se existe eles terão que explicar muito bem...mesmo que a justiça dos Estados Unidos falhem com relação a eles, para mim já esta bem claro, que eles sejam mesmo culpados no desaparecimento dessa familia...continuem publicando sobre este caso, sou leitora assídua deste site e gosto de me manter informada sobre esta cidade maravilhosa que é Ipaba.Obrigada

Anônimo disse...

Nao entendo como a familia destes vagabundos podem dizer que eles sao inocentes, se depois do desaparecimento do casal os suspeitos usaram cartoes de credito da familia desaparecida. Espero que a justica americana mantenha eles presos ate esclarecer totalmente o caso.

Voz do Povo

Compartilhe