Pesquise Aqui!

24 de ago. de 2011

IMA realiza estudo epidemiológico em propriedades

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) autorizou a realização do estudo epidemiológico da brucelose em todo o estado. No Vale do Aço foram sorteadas e visitadas oito propriedades rurais nos municípios de Ipatinga, Ipaba, Marliéria, Jaguaraçu e Antônio Dias. Nas fazendas escolhidas, os termos de autorização já foram assinados entre proprietários e IMA, afirma o chefe o escritório Seccional de Coronel Fabriciano, Thiago Zuba Perdigão.

Ele avisa que durante todo mês de setembro vai acontecer a coleta de sangue das fêmeas animais com 24 meses de idade. A seguir essas amostras serão levadas para um dos laboratórios do IMA, responsáveis em fazer as análises. Os resultados são sigilosos.

“O objetivo desse estudo é ter um parâmetro da situação atual da doença em Minas Gerais. A partir desses exames serão criadas estratégias de prevenção e o acompanhamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) animal. Ele vai nos possibilitar fazer uma avaliação das necessidades de combate das doenças, evitando o desperdício de tempo e recursos”, diz Thiago Zuba.

O estudo seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Vacinação
Segundo o Chefe Seccional não existe uma data específica para a vacinação contra a brucelose, que pode acontecer uma vez ao ano, quando então são imunizadas através de dose única, todas as bezerras com idade entre três a oito meses. Thiago Zuba alerta: “Depois de realizada a vacinação o produtor rural precisa se dirigir ao escritório do IMA onde vai apresentar o atestado das vacinas”. Zuba ainda esclarece que “se o proprietário não vacinar o gado ele será multado, além de ser responsabilizado em caso do rebanho de fêmeas vier a ser contaminado”.

O que é Brucelose
A brucelose bovina é uma doença infecciosa de caráter crônico, causada pela Bruxelas aborto. É uma zoonose (doença que é transmitida dos animais para o homem) de distribuição mundial que afeta o sistema reprodutivo dos animais (bovinos, ovinos, caprinos, suínos, eqüinos e cães).

Os sintomas vão desde o nascimento de bezerros fracos ou mortos, retenção de placenta, repetição de cio, metrite, aumento do intervalo entre partos, mastite atípica, infertilidade, queda na produção de leite, até o aumento de volume nas articulações e inflamação no ligamento da nuca.

Nos touros, a brucelose causa aumento no tamanho de um ou dois testículos com inflamação, causando infertilidade e diminuição do apetite sexual.

Em humanos a brucelose pode causar vários sintomas que são parecidos com a gripe, os quais podem incluir febre, suor, dor de cabeça, dor nas costas e fraqueza. Pode também ocorrer infecção grave no sistema nervoso central ou no revestimento do coração. A brucelose ocasiona sintomas crônicos ou de longa duração que incluem febre recorrente, dor nas articulações e fadiga.

É uma doença endêmica. Estudos epidemiológicos e econômicos da doença são escassos no país, porém, há estimativas de que a doença em bovinos cause a queda de 20 a 25% na produção de leite, 15% na produção de carne e 15% de perdas de bezerros por ano, decorrente dos abortamentos, sem contar as perdas genéticas e a desvalorização do rebanho.
Fonte:JVA 

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe