Pesquise Aqui!

14 de mar. de 2012

Promotores querem que governo dos EUA ajude na extradição de brasileiro

Senador norte-americano pode se envolver em pedido de extradição de acusado de assassinato.

 

Promotores de Nebraska estão apelando ao Congresso norte-americano para ajudar a trazer de volta um dos brasileiros acusados da morte da família Szczapanik, em dezembro de 2009.

Don Kleine, promotor do estado esteve em Washington, D.C. na última semana, onde se reuniu com os senadores Ben Nelson, Mike Johanns e o deputado federal Lee Terry.

Eles pediram para os representantes convencerem as autoridades brasileiras a extraditarem Elias Lourenço Batista. Ele foi deportado no início de 2011, depois que os promotores do caso não acharem evidências de que estaria envolvido na morte de Vanderlei, Jaqueline e ChristopherSzczapanik.

O caso tomou novos rumos após um dos acusados, Valdeir Goncalves Santos, fazer um acordo com a promotoria e entregar seus comparsas no crime para escapar da pena de morte.

Elias Lourenço Batista foi deportado em 2011. Ele vive em Ipaba, região metropolitana de Governador Valadares.

Batista se encontra em Ipaba, próximo a Governador Valadares, mesma cidade natal de Elias e do terceiro acusado, José Carlos Oliveira Coutinho.
A luta para extraditar Batista é uma batalha que pode ser sido derrotada já antes mesmo de começar. Isso porque o governo brasileiro não mantém acordo de extradição de um cidadão brasileiro com os Estados Unidos.

Segundo os promotores, o argumento principal em pedir a extradição de Batista está no fato do crime ter sido praticado contra dois cidadãos brasileiros.

“Nós queremos trazer esta pessoa de volta, mas isso está em um patamar diplomático, fora do nosso alcance”, disse Klaine. “Eu tenho esperanças. Para mim esta é a coisa certa a fazer. Os nossos representantes no congresso parecem que verdadeiramente entenderam a situação e a gravidade”.

Esposa de acusado fala pela primeira vez

Lúcia Paiva, esposa de um dos acusados, falou pela primeira vez com a imprensa.


Pela primeira vez desde que chegou aos Estados Unidos para testemunhar contra o próprio marido, Lúcia Oliveira Paiva, esposa de Valdeir Gonçalves Santos, concedeu uma entrevista para a rede de televisão KETV, afiliada à rede ABC.

Na entrevista, Paiva diz que ouviu o impensável do marido, que ele havia matado um casal e seu filho em Omaha. “Eu acredito que o que me fez contar foi o senso de justiça”, disse Paiva.

A brasileira disse que o marido ligou para ela em dezembro de 2009 enquanto ela estava em casa. “No início ele me disse que seu amigo, Carlos, estava pedindo para que eles tramassem um plano para “pegar”, uma pessoa. O motivo teria sido porque eles acreditavam que Vanderlei devia mais dinheiro a eles pelo trabalho que faziam.

“Eu disse para ele que isso não devia ser uma opção, que ele iria arrumar problema”, disse Paiva.

Semanas depois ela ficou sabendo, através de uma ligação telefônica, o que seu marido, juntamente com os comparsas, haviam feito.

“Ele tinha mencionado apenas que tinham pegado Vanderlei”, disse. Uma Segunda ligação que recebeu foi do Departamento de Polícia de Omaha.
“Ele era um bom pai e bom marido. Na verdade quando tudo aconteceu, nós todos ficamos em choque do que ele foi capaz de fazer”, desabafou Paiva.
Da redação do Comunidade News

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe