Pesquise Aqui!

25 de jun. de 2013

IPABA – A cidade de Ipaba vive momentos de tensão, que começaram na manhã dessa segunda-feira (24), se intensificaram pela noite e se estenderam durante a madrugada desta terça-feira (25).

A Polícia Militar usou bombas e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Algumas pessoas foram detidas. Os manifestantes depredaram alguns ônibus na parte da manhã. Depois, interditaram as vias de acesso a Ipaba, colocando fogo em pneus. Até mesmo a BR-458, que interliga o Vale do Aço ao Estado do Rio de Janeiro, passando pela Zona da Mata, foi interditada.

Logo que escureceu os manifestantes foram para o centro da cidade e colocaram fogo em pneus, interditando uma das principais vias do município. Houve confronto com a Polícia, que usou bombas para dispersar os manifestantes.
Uma fumaça tomou conta de vários pontos da cidade e cerca de 30 pessoas foram detidas. Segundo a Polícia Militar, grande parte são conhecidos por terem praticado alguns delitos.



O confronto dessa segunda-feira se intensificou à tarde, quando os manifestantes bloquearam as vias de  acesso a Ipaba e depois a BR-458, que interliga Ipatinga (Vale do Aço)  a Caratinga ( Zona da Mata).
A onda de protestos que percorre o país encontrou nesta pequena cidade do Leste de Minas Gerais um motivo para ressonar e provocar até mesmo este confronto entre os manifestantes e a Polícia Militar. Já há algum tempo, os moradores do município aguardam a decisão de um impasse para a redução do valor da tarifa dos ônibus da empresa Univale que fazem a linha Ipaba-Ipatinga, cujo preço cobrado é de R$ 4,15.
Segundo alguns moradores, que conversaram com a reportagem do PLOX, há cerca de seis anos a pavimentação da MG-A900 possibilitou a redução do trajeto feito pelos ônibus que agora percorrem cerca de 4,5  quilômetros a menos, “mas a empresa continua cobrando como se percorresse os 22,5 Km do antigo trajeto”.
O PLOX conversou com Paulo Sérgio de Jesus, um dos organizadores do movimento. Ele mostrou documentos e afirmou que desde o ano passado uma Associação de Moradores da cidade protocolou no Ministério Público de Ipatinga uma representação pedindo a redução do valor cobrado, mas a Promotoria “fechou os olhos para a situação de Ipaba”.
Uma mulher que trabalha como empregada doméstica disse que várias “patroas” de Ipatinga estão dispensando suas colegas, pois fica muito caro custear o transporte. Ainda segundo ela, o mesmo se aplica a outros profissionais, incluindo pedreiros, jardineiros, comerciários e outros.
Ex-funcionário denuncia “esquema entre empresas e políticos”
Um ex-funcionário de uma empresa de transporte coletivo da região do Vale do Aço procurou o PLOX na noite dessa terça-feira e disse que queria denunciar um “esquema entre as empresas e alguns políticos da região”. Segundo ele, este “esquema funciona interruptamente há décadas”, pois beneficia candidatos a cargos eleitorais e empresas do ramo. Ainda segundo o homem, que pediu para não ser identificado, durante o tempo que trabalhava neste setor ele pode presenciar o funcionamento do tal “esquema de corrupção”, no qual alguns políticos usam ônibus para atender alguns eventos promovidos por eles junto à comunidade, sem pagar pelos serviços. Segundo o denunciante, os ônibus são cedidos a pedido dos políticos para acompanhar velórios, partidas de futebol, festas comunitários, passeios de idosos, excursões infantis e outros eventos para, assim, “fazer média com a população e angariar votos nas urnas”.

Perguntado sobre quais vantagens as empresas obteriam cedendo os ônibus, ele explicou: “Simples demais, quando estiver na época da empresa apresentar as planilhas para aumentar o valor da passagem, os beneficiados estarão de rabo preso com a empresa e irão aprovar o valor solicitado”, disse.
Segundo o homem, o esquema é imperceptível, pois às vezes o político precisa aprovar apenas alguns centavos a mais, pois como são milhares de viagens isso resultaria em um grande lucro para as empresas. “Vocês nem imaginam o que representa um único centavo a mais em cada passagem. No fim do mês significa muito dinheiro”, conclui.
Manifestação do sábado



E ainda vai continuar as manifestações... O Povo de Ipaba Acordou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe