Pesquise Aqui!

27 de jan. de 2015

Prefeito de Ipaba promete acionar Copasa na Justiça


Marquinhos do Odilon alega que a Copasa está sendo omissa ao não cumprir compromissos previstos no contrato de concessão

IPABA – A crise no fornecimento de água em Ipaba não é novidade. Nos dois últimos anos, o município também vivenciou essa crise em períodos de seca. Mas, em 2015, a situação está ainda pior, conforme admite o próprio prefeito de Ipaba, Edmarques Gonçalves Teixeira, o Marquinhos do Odilon (PDT), que recebeu a reportagem do JORNAL VALE DO AÇO em seu gabinete, na tarde dessa terça-feira (27). Ele informou que a falta de água no município já dura aproximadamente 12 dias. 

“Naturalmente, nessa época do ano em Ipaba sempre há diminuição na água do ribeirão Água Limpa, que abastece o município. Mas neste ano está pior porque em 2014 choveu somente 30% do volume que costumava chover anualmente. E também devido ao crescimento no número de habitantes em Ipaba. Quando a Copasa começou a operar no município, em 1985, havia 8 mil habitantes. Hoje há mais de 20 mil habitantes e o sistema de abastecimento de água é praticamente o mesmo”, observa o prefeito. 

Em 2009, o governo municipal sancionou um contrato de concessão com a Copasa, com prazo de duração de 30 anos. Segundo Marquinhos do Odilon, a concessão em vigor obriga a Copasa a realizar investimentos em Ipaba, no valor de aproximadamente R$ 3,4 milhões, para evitar problemas no abastecimento de água. Porém, os investimentos ainda não começaram a ser executados. 

Em razão disso, o prefeito afirma que o município irá acionar a Copasa na Justiça. “O município já está tomando providências. Afinal, existe uma concessão entre o estado, a Copasa e o município sancionada em 2009 pelo governo anterior. É uma concessão para 30 anos e nela há cláusulas em que a Copasa deveria fazer os investimentos necessários para evitar essa falta de água nos períodos de seca. Mas a empresa está sendo omissa em cumprir com os compromissos da concessão. O município está preparando uma ação judicial para entrar contra a Copasa, para obrigá-la a trabalhar esses investimentos em Ipaba”, garante Marquinhos do Odilon.

O prefeito acrescenta que a prioridade de investimentos consiste na perfuração de poços artesianos e outros meios para que em 2016 Ipaba não volte a enfrentar uma crise no fornecimento de água. “O município não pode mais esperar a boa vontade da Copasa. Vamos entrar com a ação na Justiça para rever os compromissos que a concessão garante ao município”, enfatiza.

Sem resposta

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa para que a empresa se posicionasse a respeito dos problemas no fornecimento de água em Ipaba. Porém, até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. 

Comitiva irá à ouvidoria da Copasa na próxima semana 
Reunião com gerente do Distrito do Vale do Aço da Copasa, na segunda-feira, não deixou vereadores animados 

Quatro vereadores de Ipaba – Ebinho Pascoal (DEM), Leozinho (PDT), Juninho da Saúde (PROS) e Mano Peter (PSC) – acompanhados de lideranças comunitárias, se reuniram com o gerente do Vale do Aço da Copasa, Rodrigo Ferreira Coimbra e Silva, para tentar encontrar uma solução para a crise no abastecimento de água, que voltou a causar problemas e gerar reclamações dos ipabenses. Mas a reunião, realizada na tarde de segunda-feira (27), no escritório da Copasa, em Ipatinga, não foi nada animadora.

Os representantes dos moradores pediram para que a Copasa resolva de vez a precariedade do abastecimento, que há anos assola Ipaba. No entanto, ouviram do diretor da empresa que a rede precisa de ampliação para atender toda a cidade, justificativa que, segundo os vereadores, vem sendo dada há bastante tempo pela concessionária. 

Para tentar buscar uma solução efetiva, uma comitiva liderada pelo vereador Mano Peter irá até a ouvidoria da Copasa em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (2), para uma reunião com o diretor de Operações Centro-Leste, Frederico Lourenço Ferreira Delfino, o Fred Ferramenta. A reunião está marcada para as 10h. 

“Em outras épocas, nos reunimos com o ex-diretor, Valério Máximo, e nada foi resolvido. Ipaba continuou enfrentando problemas no fornecimento de água. Esperamos que desta vez o Fred Ferramenta possa nos ajudar. A população de Ipaba já não aguenta mais”, desabafa o vereador Leozinho. 


REPÓRTER: Bruno Jackson



Nenhum comentário:

Voz do Povo

Compartilhe